O retorno de esportes olímpicos clássicos e as novas modalidades de esportes prometem chegar com força total. Confira!
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 trouxeram muitas novidades! O público poderá contar com o retorno de clássicos, como a natação, e também com novas modalidades de esportes. Alguns nomes como beisebol e softbol estão voltando aos esportes olímpicos após um período de hiato.
Leia também: Galeria: conheça os esportes mais diferentes do mundo.
Já outros como o surf, skate e badminton chegaram com força total para a estreia oficial nas categorias olímpicas. Confira a lista com os 10 esportes que não prometeram nada, mas entregaram tudo e emocionaram o público nessa temporada!
10 esportes olímpicos que talvez você não conheça
1. Surf
Uma das modalidades mais aguardadas de todos os tempos para as Olimpíadas, o surf promete prender bastante a atenção do público durante os jogos de Tóquio 2021! Na estreia como esporte olímpico, os aletas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima irão representar o Brasil na competição.
2. Beisebol e softbol
Disputados pela última vez em Pequim 2008, o clássico norte-americano beisebol e o seu irmão softbol foram reinseridos no programa olímpico e farão parte dos jogos de Tóquio 2021.
No softbol, a modalidade contará com a participação apenas da seleção feminina, e no beisebol, somente a masculina.
3. Skate
Pela primeira vez na história, o skate foi reconhecido como modalidade olímpica. A competição pretende emocionar muitos fãs do esporte, já que por muito tempo o skate sofreu preconceito e era visto de forma marginalizada pelos esportes da "elite" mundial. A atleta Rayssa Leal é a caçula da delegação brasileira, estreando nos Jogos Olímpicos com apenas 13 anos.
4. Karatê
O karatê irá estrear como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio 2021. No total, 80 caratecas competirão nos jogos, 40 mulheres e 40 homens.
5. Escalada esportiva
O esporte também terá a sua estreia em Tóquio! Com a presença das seleções feminina e masculina, a escalada contará com 3 provas: velocidade, dificuldade e bouldering.
6. Badminton
Praticado apenas com uma peteca e uma raquete, o badminton é uma mistura de vôlei com tênis. Com a estreia nos jogos de Barcelona 1992, o esporte ainda é considerado novato dentro do circuito olímpico.
7. Rugby
Este clássico inglês é um esporte de altíssimo impacto e foi criado para ser uma variação do futebol.
Mas, com os anos, as regras foram se tornando cada vez mais específicas e a modalidade ganhou bastante popularidade.
8. Hóquei sobre a grama
Estreando nos jogos de Londres 1908, o hóquei sobre a grama é também uma das modalidades olímpicas mais antigas e tradicionais. No Brasil, o esporte é representado pela Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG). Nossos atletas representaram o Brasil em diversas competições internacionais, e também nas Olimpíadas Rio 2016.
9. Canoagem slalom
Slalom é uma das disciplinas mais radicais das Olimpíadas de Tóquio. Ela é realizada em águas agitadas, com percursos específicos e complexos, que obrigam os competidores a passarem por diversos obstáculos. O vencedor é aquele que completar a prova em menor tempo.
10. Adestramento hípico
O hipismo é um dos esportes mais queridos e tradicionais da história das Olimpíadas. A modalidade estreou nos jogos de Paris 1900, e retornou em Estocolo 1912. Desde então, tem a presença marcada em todas as edições. O adestramento é uma das 3 modalidades de equitação confirmadas em Tóquio e conta com as provas de passo, trote e galope.