Por que a novela da TV Globo "Vai na Fé" é um sucesso? Trama bate record de audiência

Entenda como a atual novela das sete conquistou um público enorme!

Carol Ávila | 19 de Maio de 2023 às 17:32

Por que a novela evangélica da TV Globo "Vai na Fé" é um sucesso? Trama bate record de audiência - Imagem: Divulgação / TV Globo

"Vai na Fé", a mais nova novela das sete da TV Globo, tem conquistado o público de uma forma como há tempos não se via no horário nobre. O sucesso veio da criação da novela, que teve como estratégia se basear no próprio público.

Após exibição de 100 capítulos, a novela alcançou 23 pontos, o maior ibope do horário desde o ano de 2021. Na última segunda-feira (15), "Vai na Fé" bateu o recorde de 26 pontos, o maior número de audiência da TV Globo no dia.

Ao descobrir, em 2019, que cerca da metade dos espectadores que assistiam à então novela das 7, "Bom Sucesso", eram evangélicos, a emissora entrou em certas questões sobre seu conteúdo, de acordo com a revista Veja. Não à toa, "Vai na Fé" vem não apenas como forma de incluir o tema bíblico em seu enredo, mas também se redimir com antigas imagens estereotipadas da religião.

Leia também: 13 novelas inspiradas em livros e que você não sabia

A história gira em torno de Sol, interpretada por Sheron Menezzes, uma trabalhadora mãe de família que frequenta uma igreja neopentecostal.

Outros personages circulam a temática: uma moça que se vê dividida entre sua fé e seu emprego como dançarina exótica e funcionária de Lui Lorenzo (José Loreto), um cantor de axé decadente e mulherengo.

Em meio à tentações e obstáculos, como o racismo, Sol se mantém firme em seus princípios, mostrando uma força e determinação admiráveis.

Nas redes sociais, há polêmicas que elogiam a novela e outras que denunciam insatisfações, como os comentários sobre o corte de um beijo lésbico em uma cena das personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman). Uma clara tentativa de não perder o público conquistado.

Com as últimas ondas de ódio direcionadas à TV Globo, o medo de "Vai na Fé"ser rejeitada era grande, mas se demonstrou desnecessário com os recordes de audiência.

Confira o post do ator José Loreto durante as gravações da novela:


E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Racismo algorítmico: como softwares se tornam racistas"!

novela globo Vai na Fé evangélicos