Nesta segunda-feira (5), começaram as inscrições para o maior vestibular do Brasil, o Enem. As pessoas que desejam realizar a prova devem se inscrever até o dia 16 de junho, prazo que também vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.
A edição de 2023 marca os 25 anos do exame desde a sua primeira aplicação, em 1998. Se você quer participar do Enem 2023, se inscreva na página do participante e confira tudo o que você precisa saber sobre a prova e como se preparar!
Quanto custa fazer o Enem 2023?
A taxa de inscrição segue no valor de R$ 85. Ela pode ser paga por boleto gerado na Página do Participante, Pix e cartões de crédito. Para fazer o pagamento via Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto gerado.
Quem pode fazer o Enem?
Não há idade mínima ou máxima para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Contudo, é necessário ter documentos de identificação, como a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou a Carteira de Trabalho.
Além disso, quem tiver menos de 18 anos e não tiver terminado o Ensino Médio, pode participar apenas como treineiro.
Leia também: 7 técnicas de estudo que vão fazer te passar no vestibular
O que cai na prova do Enem?
A prova do Enem tem uma estrutura composta por 180 questões de múltipla-escolha. Cada questão possui cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Assim, são divididas em 45 questões para cada área de conhecimento, que são:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática
No primeiro dia, são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os participantes terão 5 horas para realizar as provas.
Como solicitar tratamento por nome social?
Uma grande novidade facilitadora e acessível chegou ao Enem 2023: para os candidatos que optarem pelo uso do nome social e o tiverem cadastrado na base da Receita Federal, não é necessário o envio de nenhum documento complementar. As informações são do Inep.
Como se preparar para o Enem 2023?
O preparo para o Enem exige mais do que apenas estudo e memorização, pois todo o entorno pode influenciar um estudante.
É comprovado cientificamente que a alimentação e o estilo de vida podem ajudar nos estudos. Por isso, para se preparar para o Enem, você deve estudar com antecedência, tirar dúvidas com profissionais da educação e, claro, cuidar do corpo e da mente.
Além disso, conhecer seus limites e seus pontos fortes também é importante. Dessa forma, você pode priorizar as matérias em que possui mais dificuldade.
Fazer uma boa redação no modelo Enem, por exemplo, é uma grande dificuldade para muitos candidatos. Se você é um deles, confira essas dicas de como fazer uma redação dissertativa.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!