Nesta segunda-feira (22), começaram as inscrições para a edição de 2023 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho através do portal do Encceja.
O Encceja é pago?
Não. O Encceja é um exame gratuito aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Seu objetivo que jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio obtenham a certificação dessas etapas de ensino.
Quem pode fazer Encceja 2023?
Qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou médio pode fazer o Encceja. As categorias são:
- Ensino Fundamental: Aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data da realização do exame.
- Ensino Médio: Para obter a certificação do ensino médio, é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos na data da realização do exame.
O que cai na prova do Encceja?
O exame para o ensino fundamental é dividido em quatro áreas de conhecimento:
Além disso, os participantes das duas categorias (fundamental e médio) também devem fazer uma redação no modelo dissertativo-argumentativo. Já para o ensino médio, as provas serão das seguintes matérias:
- Ciências da natureza e suas tecnologias
- Matemática e suas tecnologias
- Linguagens, códigos e suas tecnologias
- Ciências humanas e suas tecnologias
Para obter a certificação, o estudante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é necessário ter nota igual ou acima de 5.
>
Cronograma do Encceja 2023
Para a edição de 2023, o cronograma ficou da seguinte maneira:
- Inscrições: 22 de maio até 2 de junho
- Provas: 27 de agosto
- Divulgação do gabarito: 11 de setembro
- Resultados: 22 de dezembro
O Encceja é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam concluir o ensino fundamental ou médio e buscar melhores oportunidades de emprego ou prosseguir com os estudos.
Por isso, se você se enquadra nessa situação, é recomendável se preparar bem para o exame, estudando as matérias e realizando simulados que podem ser encontrados online. Além disso, algumas estratégias de memorização também podem te ajudar.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!