Variação climática marca o aquecimento das águas e ocorre a cada 2 a 7 anos
Carol Ávila | 20 de Junho de 2023 às 17:38
Esta quarta-feira (21) marca oficialmente o início do inverno para o hemisfério sul. Embora seja a estação mais fria do ano, as tendências indicam que o clima será atípico no inverno devido ao fenômeno El Niño.
O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Isso costuma ocorrer de forma irregular, geralmente a cada 2 a 7 anos, e pode ter efeitos significativos no clima global.
Leia também: Conheça 6 lugares com condições climáticas extremas
De acordo com o International Research Institute for Climate and Society, os dois fenômenos, El Niño (responsável pelo aquecimento) e La Niña (responsável pelo resfriamento), possuem as seguintes características:
O El Niño nada mais é do que a fase positiva de um fenômeno maior chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS). Isso significa que quando ele acontece, o calor é reforçado no verão e as temperaturas do inverno não são tão rigorosas.
O El Niño impede a evolução de frentes frias no Brasil, as quedas e variações ficam mais sutis. Assim, há diversos impactos climáticos do fenômeno para o Brasil.
Com a chegada antecipada do El Niño, as regiões Norte e Nordeste, por exemplo, sofrem com períodos de seca com a ausência de chuvas na região. Já o Sul do país desfruta de uma temporada de chuvas acima da normalidade, com a maior frequência de frentes frias.
Leia também: Antártica sofre perda histórica de gelo em fevereiro, apontam satélites europeus
No Sudeste, o inverno apresentará temperaturas atípicas, o clima será menos rígido do que o normal. O Centro-Oeste apresenta temporada de clima seco e queimadas na região podem ocorrer.
O El Niño é uma variação climática, ou seja, não é a mesma coisa que as mudanças climáticas, que são definitivas e reestabelecem um novo regime.
Saiba mais sobre os impactos do fenômeno no vídeo a seguir:
1300 anos: fotos do hotel mais antigo do mundo impressionam qualquer um; veja
Mistério: submarino que levava turistas ao Titanic some sem deixar rastros
Vulcão adormecido pode entrar em erupção devastadora, aponta estudo
Será verdade? Ovos de tubarão em espiral viralizam no TikTok
Pika, de 20 cm, entra para lista de ameaçados de extinção
Cobras venenosas: aprenda a identificar e não corra mais risco!