Seja em bolos, cremes, sorvetes ou, até mesmo, perfumes, a baunilha está sempre presente na nossa rotina mesmo sem percebermos. Recentemente viralizou no TikTok que esse ingrediente vem do rabo do castor, mas será que isso é mesmo verdade?
Um aroma de origem inusitada
Para marcar território, os castores usam o castóreo, uma secreção produzida entre a pélvis e a base da cauda, e, por incrível que pareça, esse composto químico tem aroma de baunilha e é bastante utilizado por alguns fabricantes de perfume para produção de suas fragrâncias.
O aroma agradável produzido pelos castores está diretamente relacionado à sua dieta de cascas e folhas, mas, por se tratar de um local um tanto quanto inusitado, sua coleta não é nada fácil!
Joanne Crawford, ecologista da vida selvagem da Southern Illinois University, explicou melhor sobre o processo.
"Pode-se ordenhar as glândulas anais para conseguir extrair o líquido", contou a cientista.
Porém, caso não esteja nada confortável com essa informação, isso não é motivo de desespero! O castóreo não é a fonte mais comum do aroma de baunilha utilizado pela indústria, até porque o processo é desconfortável para todos que participam dele, principalmente, para os animais.
A Food and Drug Administration, considerada a Anvisa dos Estados Unidos, avalia o castóreo em "geralmente reconhecido como seguro", tendo sido bastante utilizado na produção de perfumes e alimentos durante a década de 1980. Entretanto, pela má fama de sua origem, alguns fabricantes preferem caracterizá-lo como "aroma natural" na lista de ingredientes.
A fim de arrasar por aí com cheirinho de baunilha? Conheça agora 5 perfumes de baunilha que vão te deixar apaixonada. E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!