O Brasil também já foi território destes gigantes! Conheça algumas das espécies fantásticas já descobertas por aqui.
Cadu Guarieiro | 1 de Setembro de 2023 às 17:31
O Brasil é uma referência para o mundo em diferentes âmbitos, do cultural ao natural. Mas, além disso, o país também é reconhecido como um "berço de dinossauros".
Leia também: Você sabia que 4 famosos desistiram de embarcar no Titanic? Saiba quem são!
De tamanho continental, é natural que o Brasil tenha sido o território de muitos répteis gigantes, no entanto, o que pouca gente sabe é que alguns fósseis descobertos por aqui são considerados um marco para a paleontologia. Conheça alguns dinossauros encontrados em território brasileiro que te deixarão impressionado!
Com fósseis localizados na Ilha do Cajual, no Estado do Maranhão, o Oxalaia é descrito como um dinossauro pescador que viveu no Nordeste do país durante o período Cretáceo, há aproximadamente 100 milhões de anos. Seu nome é uma referência à divindade africana Oxalá, enquanto seu nome científico, Oxalaia quilombensis, diz respeito aos assentamentos quilombolas maranheneses. Saiba mais sobre esta fera com o vídeo do canal Nautilus Curioso.
O Starikosaurus, ainda que pequeno, é um dos nomes mais importantes da história: ele é considerado o dinossauro mais antigo já encontrado no mundo! De acordo com G1, com base na datação de rochas próximas, o animal habitou as terras brasileiras há 233 milhões de anos, no período Triássico. Estima-se que o Starikosaurus media 1 metro de altura e 2,5 metros de comprimento.
Medindo 5 metros de altura, 19 de comprimento e medindo cerca de 16 toneladas, o Uberabatitan é o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. Acredita-se que o gigante tenha habitado estas terras há 70 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Aprenda mais sobre esta fera com o vídeo do canal Dinossauros e Afins!
O Amazonsaurus, ou "lagarto da Amazônia", viveu no Brasil há aproximadamente 110 milhões de anos, também durante o período Cretáceo. Ainda que medindo 10 metros de comprimento, 5 de altura e pesnado cerca de 5,5 toneladas, alguns paleontólogos consideram este como o menor saurópode já descoberto.
O fóssil do Pycnonemosaurus foi encontrado no estado do Mato Grosso. Carnívoro e feroz, estima-se que este gigante media 9 metros de comprimento e poderia chegar até 5 metros de altura! Com uma cadeia alimentar focada em dinossauros maiores do que ele, o "lagarto da floresta espessa", como ficou conhecido, viveu há 70 milhões de anos, no período Cretáceo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Cientistas encontram o maior animal da história, superando os dinossauros; veja foto
Como um fazendeiro revolucionou a busca por fósseis na Austrália
Fósseis na China revelam dinossauro com pescoço de 15 metros
283 fósseis de dinossauros são encontrados em construção residencial em Uberaba
Fósseis de dinossauros são encontrados em rodovia de São Paulo
Não foi um asteroide? Há uma nova teoria para o fim dos dinossauros