O Brasil também já foi território destes gigantes! Conheça algumas das espécies fantásticas já descobertas por aqui.
O Brasil é uma referência para o mundo em diferentes âmbitos, do cultural ao natural. Mas, além disso, o país também é reconhecido como um "berço de dinossauros".
Leia também: Você sabia que 4 famosos desistiram de embarcar no Titanic? Saiba quem são!
De tamanho continental, é natural que o Brasil tenha sido o território de muitos répteis gigantes, no entanto, o que pouca gente sabe é que alguns fósseis descobertos por aqui são considerados um marco para a paleontologia. Conheça alguns dinossauros encontrados em território brasileiro que te deixarão impressionado!
5 dinossauros encontrados no Brasil que você nunca ouviu falar
1. Oxalaia quilombensis
Com fósseis localizados na Ilha do Cajual, no Estado do Maranhão, o Oxalaia é descrito como um dinossauro pescador que viveu no Nordeste do país durante o período Cretáceo, há aproximadamente 100 milhões de anos. Seu nome é uma referência à divindade africana Oxalá, enquanto seu nome científico, Oxalaia quilombensis, diz respeito aos assentamentos quilombolas maranheneses. Saiba mais sobre esta fera com o vídeo do canal Nautilus Curioso.
2. Starikosaurus pricei
O Starikosaurus, ainda que pequeno, é um dos nomes mais importantes da história: ele é considerado o dinossauro mais antigo já encontrado no mundo! De acordo com G1, com base na datação de rochas próximas, o animal habitou as terras brasileiras há 233 milhões de anos, no período Triássico. Estima-se que o Starikosaurus media 1 metro de altura e 2,5 metros de comprimento.
3. Uberabatitan ribeiroi
Medindo 5 metros de altura, 19 de comprimento e medindo cerca de 16 toneladas, o Uberabatitan é o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. Acredita-se que o gigante tenha habitado estas terras há 70 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Aprenda mais sobre esta fera com o vídeo do canal Dinossauros e Afins!
4. Amazonsaurus maranhensis
O Amazonsaurus, ou "lagarto da Amazônia", viveu no Brasil há aproximadamente 110 milhões de anos, também durante o período Cretáceo. Ainda que medindo 10 metros de comprimento, 5 de altura e pesnado cerca de 5,5 toneladas, alguns paleontólogos consideram este como o menor saurópode já descoberto.
5. Pycnonemosaurus nevesi
O fóssil do Pycnonemosaurus foi encontrado no estado do Mato Grosso. Carnívoro e feroz, estima-se que este gigante media 9 metros de comprimento e poderia chegar até 5 metros de altura! Com uma cadeia alimentar focada em dinossauros maiores do que ele, o "lagarto da floresta espessa", como ficou conhecido, viveu há 70 milhões de anos, no período Cretáceo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!