Viajar é maravilhoso, porém é necessário se atentar aos gastos! Conheça dicas valiosas para viajar sem gastar muito dinheiro
Seja para conhecer outra cultura ou descansar, uma viagem é sempre bem-vinda! Mas, infelizmente, este tipo de passeio não é tão barato. Passagem, hospedagem, alimentação e qualquer outro gasto deve ser posto na ponta do lápis, resultando assim em um custo bastante elevado. No entanto, você sabia que existem alguns segredos que te permitem viver este tipo de experiência gastando pouco? Descubra agora algumas dicas para viajar com orçamento limitado que te permitirão curtir bastante!
Leia também: Aprenda a planejar e realizar a viagem dos sonhos.
5 dicas para viajar com orçamento limitado e aproveitar ao máximo
Ainda que a grana não seja muita, é possível se divertir em uma viagem! Confira a seguir algumas dicas que com certeza farão a diferença em sua próxima viagem.
1. Priorize viajar em baixa temporada
O preço do turismo é baseado em temporadas, enquanto lugares de praia costumam ter preços mais elevados no verão, no inverno o valor destes locais tende a diminuir. Logo, caso você possa optar, escolha sempre o período mais barato do ano! No brasil, os períodos de alta temporada são aqueles em que ocorrem as férias escolares, ou seja: dezembro, janeiro e julho!
2. Desfrute bem cada lugar
Ainda que visitar lugares próximos ao destino pareça uma ótima opção, evite ao máximo! Além desta prática ser bastante cansativa, ela acaba pesando no bolso no final das contas, afinal, haverá o preço do deslocamento entre uma cidade e outra. No entanto, caso ainda assim queira conhecer lugares próximos, um conselho interessante é alugar uma bicicleta!
3. Procure hospedagens alternativas
Em uma viagem, a maior parte do gasto costuma a ser com a hospedagem, logo, se está em busca de poupar ao máximo, priorize hospedagens alternativas. Além dos albergues, existem plataformas com serviço de work exchange, em que há a troca de trabalho por estadia! No vídeo a seguir, os membros do canal Pernas pelo Mundo contam sua experiência com esta forma de viagem na Malásia!
4. Pense bem na hora da alimentação
Como diz o ditado: saco vazio não para em pé! A alimentação é uma dos principais pontos da viagem, no entanto, é necessário tomar cuidado para não acabar gastando além da conta com isso. Uma dica valiosa é priorizar restaurante afastados dos pontos turísticos, pois, quanto mais perto o estabelecimento for de um lugar movimento, mais caro ele tende a ser. O ideal é ir em restaurantes frequentados por moradores locais.
5. Planejamento é a palavra-chave
Evite ao máximo fazer viagens por impulso, ainda que a experiência seja maravilhosa, o bolso acaba sentindo. Caso queira viajar gastando pouco, planeje-se! Defina um destino, monte um roteiro e guarde dinheiro com este objetivo, desta maneira, ainda que você gaste além do esperado, o valor será bem menor se comparado a uma viagem de última hora.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!