Seu filho está aprendendo a ler, você quer participar do processo mas não sabe o que fazer? Confira nossas dicas e ajude a sua criança!
A alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil. É nesse momento em que a leitura, um dos hábitos mais importantes da vida, pode se consolidar na vida dele. Para participar desse momento e ajudar seu filho a adquirir o hábito da leitura, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar.
1. Convide seu filho para ler com você todos os dias
Para construir um hábito, qualquer que seja ele, é importante ter consistência: por isso, especialmente durante o período de alfabetização, é importante convidar seu filho para ler com você todos os dias. Isso contribuirá para o interesse dele em aprender o alfabeto e conseguir ler sozinho ou ler para você. Caso o tempo esteja corrido, você pode escolher livros curtos, até mesmo porque o tempo que crianças nessa faixa etária conseguem se manter atentas costuma ser menor.
2. Leia o livro favorito do seu filho várias vezes
Assim como seu filho ama assistir o mesmo desenho e o mesmo filme várias vezes e também tem um brinquedo favorito que leva para todos os lados, é importante ler com seu filho o livro favorito dele por diversas vezes. A repetição é uma das etapas mais importantes do aprendizado, especialmente para crianças.
Com o tempo é possível que ele decore a história e comece a brincar de ler; e isso é ótimo! Pois ele estará relacionando a leitura a uma coisa prazerosa e divertida.
3. Escolha livros com personagens familiares para o seu filho
Outra dica valiosa é introduzir livros na vida de seu filho a partir de personagens que ele já ame e conheça, como Ladybug, Peppa e os amados personagens da Turma da Mônica, por exemplo. Selecionar livros com os quais a criança já esteja familiarizada de certa forma gera uma percepção positiva da leitura como um momento relacionado à diversão para ela.
4. Leia livros variados
Dentro da literatura infantil, existem diversos gêneros literários que você pode apresentar à criança: contos de fada tradicionais, poesia, contos, romance, história de aventura, fantasia… Basta procurar o que se adequa à idade da criança e ao seu nível de compreensão e vocabulário.
5. Escolha histórias com palavras que rimam e versos que se repetem
Como já dito anteriormente, a repetição é palavra-chave no processo de alfabetização: para que o conteúdo possa ser fixado, ler livros com rimas e versos com estruturas repetidas, como pequenos poemas e aforismos infantis, por exemplo, é excelente para esse momento.
Gostou das dicas? Veja como ensinar o alfabeto para o seu filho pode ser um momento divertido com a Coleção Turma da Mônica de A a Z!