A data simboliza o início da colheita de um dos principais produtos brasileiros exportados mundialmente.
Neste 24 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Café. A data simboliza o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do país e é uma homenagem à paixão nacional pela bebida. Afinal, tomar um cafézinho, principalmente aquele servido no copo americano, já se tornou parte da identidade brasileira.
Ao longo dos anos, o café se tornou um dos principais produtos de exportação do Brasil, impulsionando nossa economia e moldando nossa cultura. O café brasileiro é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e sabor único, conquistando ao país a posição de potência na exportação da commodity.
Leia também: 7 utilidades da borra de café que você precisa conhecer
De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a produção de cafés especiais no país aumentou em mais de 10% anualmente, correspondendo à valorização que essas safras especiais ganharam nos últimos anos.
Para o produto ser considerado um café especial, é preciso que ele seja livre de defeitos e obter mais de 80 pontos na avaliação sensorial.
Atualmente, a produção brasileira de cafés especiais responde a cerca de 20% da safra nacional. Quase 90% disso são exportadas e apenas 900 mil são consumidas no mercado brasileiro.
Leia também: 5 dicas para quem quer começar a tomar café sem açúcar
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo. O país possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são frutos da cafeicultura familiar.
Desde sua introdução pelos colonizadores portugueses no século XVIII, o café se tornou um pilar da cultura e da economia brasileira. Hoje, somos conhecidos internacionalmente pela qualidade e sabor inigualáveis de nosso café, que conquista paladares exigentes nos quatro cantos do planeta.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Dalgona Coffee: como fazer café cremoso que é sucesso na internet"!