Número de casos preocupa especialistas, portanto confira informações importantes sobre a doença de Alzheimer.
Você sabia que cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência? A maioria desses casos está relacionado à doença de Alzheimer, que é a perda progressiva da função mental e resulta em uma dependência dos outros para realizar até as tarefas mais básicas do dia a dia.
Nesse sentido, fica evidente a necessidade de conscientização sobre os sinais da doença e também sobre o que fazer e como ajudar as pessoas que possuem o diagnóstico.
Leia também:
Entenda a motivação por trás da data
Em 10 de julho de 2008 foi instituída a lei nº11.736, que definiu o dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Assim, a data visa chamar atenção para a importância da participação de amigos e familiares nos cuidados daqueles que têm o diagnóstico da doença.
Vale lembrar também que o nono mês do ano é o período em que acontece a campanha Setembro Lilás, que também busca conscientizar sobre o Alzheimer. Outro ponto importante é que os especialistas acreditam que a tendência é que os casos cresçam ainda mais. Portanto, é indispensável ressaltar a necessidade dos cuidados com a saúde para ajudar a diminuir as chances de desenvolver a demência.
O não diagnóstico preocupa os especialistas
Segundo a Agência Brasil, o número de pessoas não diagnosticadas devia estar entre 75% e 95% em 2023. Consequentemente, essas pessoas acabam demorando para receber o tratamento adequado e isso agrava o quadro do paciente, pois o diagnóstico precoce oferece mais possibilidades de intervenções.
O Alzheimer é mais comum em maiores de 65 anos, então é fundamental estar atento aos comportamentos dos conhecidos nessa faixa de idade. Se você perceber perda de memória, desorientação, dificuldades ao fazer tarefas diárias, problemas para se comunicar e mudanças na personalidade, considere a hipótese do desenvolvimento da doença de Alzheimer e não hesite em procurar ajuda médica.
Não deixe de conferir: OMS faz alerta para escassez de antídoto para veneno de cobra; entenda