Criado na França, em 1997, o Dia Mundial Sem Carro é comemorado no dia 22 de setembro. A campanha busca incentivar o uso de meios menos poluentes.
Douglas Ferreira | 22 de Setembro de 2019 às 12:00
Criado na França, em 1997, o Dia Mundial Sem Carro é comemorado no dia 22 de setembro. A campanha, como o próprio nome sugere, busca incentivar o uso de transportes menos poluentes, mais sustentáveis e saudáveis.
Segundo pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com apenas 3% de viagens de bicicleta é possível deixar de emitir 1% de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera.
A campanha procura mostrar à população os efeitos nocivos que gases emitidos pelos veículos têm no meio ambiente. O levantamento também aponta que 51% das viagens de carro poderiam ser feitas de bicicleta, o que equivaleria a uma redução de 9% das emissões de CO².
No Brasil desde 2001, a data é marcada por atividades de ambientalistas e cicloativistas ao redor do País.
Para celebrar a causa, a Polícia Rodoviária Federal promove a terceira edição do passeio ciclístico, dia 22, em Curitiba.
Já em Vitória, a data coincide com a tradicional Volta à Ilha de Vitória (VAI) em bicicleta. O evento estimula o uso do transporte alternativo a partir de um passeio pelas belezas naturais da capital capixaba.
A cidade de Blumenau oferece evento ciclístico, com saída e chegada no Parque Ramiro Ruediger. Os participantes inscritos devem doar alimentos não percíveis para uma instituição de caridade.
Em São Paulo, o Hopi Hari promove a primeira edição do Hopi Bike — um passeio ciclístico inédito ao longo de um dos maiores parques da América Latina. As vagas são limitadas.
Quem também pega carona da campanha são os aplicativos de transporte alternativo. A marca de bicicletas Lev, por exemplo, vai promover uma ação inédita: o aluguel de uma bike elétrica por apenas R$ 1,00 por 15 dias seguidos na cidade de São Paulo.