Além das datas, a origem do Dia dos Pais também é diferente no Brasil e nos Estados Unidos
Você sabia que o Dia dos Pais nos Estados Unidos foi comemorado ontem, 19 de junho? Isso mesmo, de acordo com a tradição americana o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho. Isso ocorre porque, diferente do Brasil, a data no país norte-americano possui uma origem mais orgânica e familiar, tal qual o Dia das Mães.
Enquanto aqui, a celebração foi criada na década de 1950, pelo publicitário Sylvio Behring, diretor do jornal e da rádio Globo, na tentativa de atrair movimentação publicitária em uma população majoritariamente católica, projetando a data para o Dia de São Joaquim, pai de Maria, no mês de agosto, nos Estados Unidos, a ideia foi fomentada por uma filha com forte admiração ao progenitor.
Por que o Dia dos Pais nos Estados Unidos é em junho?
Em 1909, durante um sermão de Dia das Mães, Sonora Smart Dodd, filha de um veterano da Guerra Civil, William Jackson Smart, Sonora defendeu a ideia de que os pais também eram dignos de um dia dedicado a eles.
Movida pelo carinho que tinha pelo pai, a jovem deu início a uma campanha com objetivo de criar um dia para homenagear os pais.
O mês de junho foi o escolhido por Sonora, por conta do aniversário de William, no dia 5.
De acordo com o portal Fox News, a mulher passou 6 décadas lutando pela data até que ela fosse institucionalmente reconhecida. Ainda que em 1924, o então presidente do país, Calvin Coolidge, tenha afirmado o interesse de estabelecer o Dia dos Pais como um evento nacional, só em 1966, 42 anos depois, que a celebração foi oficialmente registrada, no terceiro domingo de junho, pelo presidente Lyndon Baines Johnson.
Siga a gente nos nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!