Confira melhores produções do cinema nacional
Carol Ávila | 19 de Junho de 2023 às 15:00
O Dia do Cinema Nacional é celebrado em 19 de junho para comemorar a primeira exibição cinematográfica realizada no Brasil pelo cineasta italiano Affonso Segretto. Na ocasião o cineasta exibiu o documentário "Vista da Baía de Guanabara" no Rio de Janeiro, marcando o início do cinema no Brasil.
Leia também: 20 filmes para conhecer o Nordeste brasileiro
Conhecido por sua criatividade e expressividade, o cinema brasileiro é uma das principais potências artísticas do país. Se você ainda não conhece muitos filmes nacionais, aqui vai uma lista de ouro com produções premiadas inclusive internacionalmente.
"Pagador de Promessas" é um filme brasileiro clássico dirigido por Anselmo Duarte, lançado em 1962. Baseado na peça teatral de mesmo nome escrita por Dias Gomes, o filme narra a história de Zé do Burro, um humilde agricultor do sertão baiano, interpretado por Leonardo Villar.
No drama brasileiro "Central do Brasil", Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora, se envolve em uma jornada emocional ao ajudar um menino órfão (Vinícius de Oliveira) a encontrar seu pai.
"A Vida Invisível" é um filme brasileiro que retrata a história de duas irmãs, Eurídice e Guida, separadas pelo destino, lutando contra as convenções sociais e patriarcais dos anos 1950 no Rio de Janeiro.
Em "O que é isso, companheiro", baseado em fatos reais, um grupo de militantes de esquerda sequestra o embaixador dos Estados Unidos no Brasil durante a ditadura militar. O filme, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, aborda questões de idealismo, violência e os dilemas morais enfrentados pelos protagonistas nesse contexto turbulento.
No filme "Estômago", Raimundo (João Miguel), um talentoso cozinheiro, ascende na vida ao conquistar seu espaço em um boteco e seduzir a prostituta Íria (Fabiula Nascimento).
"Orfeu Negro" é um drama romântico que mergulha na atmosfera vibrante e apaixonada do carnaval brasileiro. Inspirado na mitologia grega, o filme narra a intensa história de amor entre Orfeu e Eurídice, atravessando a magia da música, a violência das favelas e a busca pela redenção.
"O Beijo da Mulher Aranha" é um drama que se desenrola em uma prisão sul-americana. A história acompanha a improvável amizade entre Valentin, um prisioneiro político, e Molina, um homossexual encarcerado.
"Carandiru" é um filme baseado em fatos reais que retrata a vida dentro do famoso presídio brasileiro. A trama acompanha o médico Drauzio Varella e sua experiência ao lidar com os detentos, suas histórias, dramas e a luta pela sobrevivência em um ambiente caótico e violento.
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" é um clássico do cinema brasileiro. A história segue a jornada de Manuel e Rosa, que enfrentam a miséria e a opressão no sertão nordestino, buscando liberdade e redenção.
Por último, mas não menos importante, temos o célebre filme "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles. Através dos olhos do protagonista Buscapé, acompanhamos o crescimento do crime organizado, as dificuldades da juventude e a busca por uma vida melhor em um cenário de violência e desigualdade.
9 erros em filmes de sucesso que você nunca percebeu
Ator de "Mulheres Apaixonadas" revela motivo surpreendente que o fez sumir da televisão
Margot Robbie revela desejo de infância que realizou no filme Barbie
Globo e Disney firmam parceira para produção de filmes brasileiros
Cinema em casa: 26 melhores filmes para maratonar com os amigos
Confira 5 filmes sobre viagem no tempo