Dia do Cinema Brasileiro: 10 filmes nacionais premiados que você já deveria ter visto

Confira melhores produções do cinema nacional

Carol Ávila | 19 de Junho de 2023 às 15:00

Filmes brasileiros premiados refletem expressividade do Cinema Nacional - Imagem: Reprodução

O Dia do Cinema Nacional é celebrado em 19 de junho para comemorar a primeira exibição cinematográfica realizada no Brasil pelo cineasta italiano Affonso Segretto. Na ocasião o cineasta exibiu o documentário "Vista da Baía de Guanabara" no Rio de Janeiro, marcando o início do cinema no Brasil.

Leia também: 20 filmes para conhecer o Nordeste brasileiro

Conhecido por sua criatividade e expressividade, o cinema brasileiro é uma das principais potências artísticas do país. Se você ainda não conhece muitos filmes nacionais, aqui vai uma lista de ouro com produções premiadas inclusive internacionalmente.

10 filmes do Cinema Nacional para assistir imediatamente

O Pagador de Promessas (1962)

"Pagador de Promessas" é um filme brasileiro clássico dirigido por Anselmo Duarte, lançado em 1962. Baseado na peça teatral de mesmo nome escrita por Dias Gomes, o filme narra a história de Zé do Burro, um humilde agricultor do sertão baiano, interpretado por Leonardo Villar.

Central do Brasil (1998)

No drama brasileiro "Central do Brasil", Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora, se envolve em uma jornada emocional ao ajudar um menino órfão (Vinícius de Oliveira) a encontrar seu pai.

A Vida Invisível (2019)

"A Vida Invisível" é um filme brasileiro que retrata a história de duas irmãs, Eurídice e Guida, separadas pelo destino, lutando contra as convenções sociais e patriarcais dos anos 1950 no Rio de Janeiro.

O que é isso, companheiro? (1997)

Em "O que é isso, companheiro", baseado em fatos reais, um grupo de militantes de esquerda sequestra o embaixador dos Estados Unidos no Brasil durante a ditadura militar. O filme, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, aborda questões de idealismo, violência e os dilemas morais enfrentados pelos protagonistas nesse contexto turbulento.

Estômago (2008)

No filme "Estômago", Raimundo (João Miguel), um talentoso cozinheiro, ascende na vida ao conquistar seu espaço em um boteco e seduzir a prostituta Íria (Fabiula Nascimento).

Orfeu Negro (1959)

"Orfeu Negro" é um drama romântico que mergulha na atmosfera vibrante e apaixonada do carnaval brasileiro. Inspirado na mitologia grega, o filme narra a intensa história de amor entre Orfeu e Eurídice, atravessando a magia da música, a violência das favelas e a busca pela redenção.

O Beijo da Mulher Aranha (1986)

"O Beijo da Mulher Aranha" é um drama que se desenrola em uma prisão sul-americana. A história acompanha a improvável amizade entre Valentin, um prisioneiro político, e Molina, um homossexual encarcerado.

Carandiru (2003)

"Carandiru" é um filme baseado em fatos reais que retrata a vida dentro do famoso presídio brasileiro. A trama acompanha o médico Drauzio Varella e sua experiência ao lidar com os detentos, suas histórias, dramas e a luta pela sobrevivência em um ambiente caótico e violento.

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

"Deus e o Diabo na Terra do Sol" é um clássico do cinema brasileiro. A história segue a jornada de Manuel e Rosa, que enfrentam a miséria e a opressão no sertão nordestino, buscando liberdade e redenção.

Cidade de Deus (2002)

Por último, mas não menos importante, temos o célebre filme "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles. Através dos olhos do protagonista Buscapé, acompanhamos o crescimento do crime organizado, as dificuldades da juventude e a busca por uma vida melhor em um cenário de violência e desigualdade.

filmes cinema brasileiro nacional

Leia também

9 erros em filmes de sucesso que você nunca percebeu

Ator de "Mulheres Apaixonadas" revela motivo surpreendente que o fez sumir da televisão

Margot Robbie revela desejo de infância que realizou no filme Barbie

Globo e Disney firmam parceira para produção de filmes brasileiros

Cinema em casa: 26 melhores filmes para maratonar com os amigos

Confira 5 filmes sobre viagem no tempo