Hoje é celebrado o Dia da Natureza, este bem tão precioso que está ameaçado!
Cadu Guarieiro | 4 de Outubro de 2023 às 06:30
Nesta quarta-feira (4) é celebrado o Dia da Natureza, data ideal para refletir sobre nosso maior bem coletivo que, infelizmente, está ameçado. Inegavelmente o aquecimento global chegou e não podemos mais fingir que nosso modelo de consumo está diretamente atrelado aos fenômenos naturais atípicos que vem ocorrendo nas últimas semanas, como as enchentes no Sul do Brasil ou a terrível onda de calor. Com pequenas atitudes, somos capazes de contornar parcialmente este problema. Confira agora atitudes básicas que auxiliam na preservação do planeta!
Leia também: Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente.
Ações simples também podem ser poderosas e impactarem positivamente o meio ambiente, descubra algumas delas a seguir!
Devido à persistência deste material no meio ambiente e aos seus impactos negativos na vida marinha e na saúde humana., o plástico é um dos principais desafios ambientais da atualidade. Reduzir o consumo de plástico é uma atitude fundamental. Isso inclui o uso consciente de sacolas reutilizáveis, garrafas de água recarregáveis e a escolha de produtos com embalagens sustentáveis.
Ainda que o consumo indevido de água seja majoritariamente responsabilidade da indústria, sobretudo do agronegócio. É possível tomarmos algumas atitudes para auxiliar em um mundo melhor, como por exemplo: aproveitarmos a água da chuva para certas tarefas, executar certas funções com baldes de água ao invés da mangueira, não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes ou lavamos as mãos.
Cada produto conta uma destinação correta e seguir isto auxilia na hora do processo de reciclagem. Logo, faça a separação correta do seu lixo!
Por incrível que pareça, ainda existem pessoas que joguem lixo na rua, em pleno 2023! Caso esteja com um produto para descarte e não tenha uma lixeira próxima, guarde ele em seu bolso, mochila ou leve na mão mesmo, o importante é não jogar lixo na rua! Afinal, além de ser nocivo à natureza, esta atitude é uma falta de respeito com pessoas que trabalham na limpeza das vias públicas.
A onda de calor já chegou, assim com as enchentes e demais fenômenos atípicos, logo, não há mais tempo para esperar atitudes externas, precisamos ser veículos de mudança. Estar antenado sobre o meio ambiente, cobrar autoriedades, corporações e influenciadores e passar a palavra sobre a importância da preservação da natureza são apenas algumas formas de auxiliar. Precisamos de um mundo melhor não só para a gente, mas também para as próximas gerações.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!