Detox digital: 13 dicas para quem precisa se desconectar

A dependência do celular pode se tornar um problema sério para algumas pessoas. Se você precisa de uma desintoxicação digital, confira algumas dicas!

Julia Monsores | 23 de Setembro de 2019 às 09:00

Não fique refém do celular! - DisobeyArt/Istock

Precisando de uma desintoxicação digital? Sentir-se ansioso, irritado, ou sem sono são sinais que podem indicar que você precisa se afastar da telinha e se desconectar. Cada vez mais imersas em um mundo digital e conectado, a dependência ao celular afeta a muitas pessoa. E se torna, em alguns casos, uma doença.

Leia também: Você tem FoMO? Saiba tudo sobre essa síndrome tecnológica

Por isso, já existem até clínicas de recuperação que tratam dessa dependência. É o caso, por exemplo, da Paradigm – uma mansão no alto de uma colina em San Francisco que abriga crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos, internados pelos pais para aprenderem a se desconectar.

13 dicas para quem precisa de um detox digital

Saiba como ter uma relação saudável com as telas.

1. Notificações

“Se você para tudo para checar uma notificação, pergunte a si mesmo se realmente tem controle sobre sua vida”, diz Chris Bailey, escritor e consultor de produtividade de Kingston, Ontário, no Canadá.

2. Redes sociais

Um estudo de 2017 da Universidade de Pittsburgh descobriu que o uso intenso das redes sociais pode levar a um aumento de 9% no risco de depressão. Possivelmente devido a um fenômeno psicológico chamado de “comparação social”. Quando as vidas das outras pessoas (editadas ao extremo) parecem mais felizes do que a própria, a autoestima pode despencar.

3. Aplicativos

Exclua todos os aplicativos do celular, exceto os mais essenciais. “Quais você está usando para se distrair, e não para se conectar com os outros?”, pergunta Bailey.

4. Contatos pessoais

Seu celular estraga suas conversas – mesmo quando você não está olhando para ele. Um estudo americano de 2014 descobriu que a mera presença de um celular foi suficiente para desviar a atenção dos participantes e fazê-los perder sinais sutis dos interlocutores, como as expressões faciais.

5. Concentração e foco

Um estudo de 2016 da Universidade da Califórnia descobriu que os sujeitos só conseguiam se concentrar em uma única tarefa na tela por 40 segundos antes de mudar para outra atividade. “Alternar entre os aplicativos libera uma carga de dopamina no cérebro, porque você é preparado para buscar informações novas”, explica Bailey. “Quando você se desintoxica, percebe padrões que impedem que você se concentre profundamente”.

6. Férias de verdade

Defina parâmetros sólidos. Você vai ficar desconectado pelo mesmo período de 24 horas toda semana ou vai tentar um tempo maior? “Lembre-se de quando você se sentiu mais descansado e renovado – digamos, férias de uma semana sem seu notebook”, diz Bailey, e estabeleça como alvo o mesmo período de tempo.

7. Comece aos poucos

A desconexão não precisa ser um tudo ou nada – comece aumentando aos poucos, com jantares sem tecnologia ou uma parte do dia sem celular, e depois avance para um objetivo realista.

PeopleImages/ iStock

8. Esconda o celular

Se conseguir ver seu celular, você vai pegá-lo. Para persistir no seu objetivo, ative a função não perturbe e em seguida tire-o do seu campo de visão.

Confira: A influência da saúde mental nos resultados do treinamento.

9. Não preocupe as pessoas

Se você se abstiver completamente por mais de um dia, informe à família, aos amigos e aos colegas de trabalho que você não vai responder às mensagens. Dessa forma, você resolve dois problemas: primeiro, não vão pensar que você está sendo mal-educado. Segundo, anunciar o seu detox irá ajudar você a cumpri-lo. 

10. Tempo livre de qualidade

Depois que estiver livre da tecnologia, planeje atividades para preencher o tempo que você passaria curvado sobre seu aparelho. Como fazer um trabalho manual, jogar jogos de tabuleiro ou visitar uma livraria.

11. Tenha companhia

Bailey recomenda contar com a ajuda de um parceiro de prestação de contas – talvez pedindo permissão para se conectar. “É constrangedor ter de perguntar se pode checar o Instagram”, diz Bailey. “Você terá mais chances de seguir seu plano.”

12. Acompanhe seu progresso

Em vez de diminuir seu tédio – ou outras emoções negativas – verificando as redes sociais, mantenha um diário do detox digital. No lugar de tocar e rolar a tela, anote seus sentimentos usando a boa e velha dupla papel e caneta. “Escrever um diário é uma ótima maneira de perceber padrões”, afirma Bailey. “Mantenha o foco em algo significativo e seu tédio vai evaporar.”

13. Não desista

Se você se surpreender usando o celular antes da data programada para o fim da desintoxicação, simplesmente guarde-o e tente outra vez. Ou permita-se uma pequena dose diária, digamos, de 10 minutos, para realizar tarefas on-line essenciais.


Conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

saúde mental celular detox de celular