No verão, temporais e deslizamento de terra como os que ocorreram no Rio de Janeiro ontem à noite se tornam mais frequentes. Sobretudo em razão da
Redação | 7 de Fevereiro de 2019 às 13:57
No verão, temporais e deslizamento de terra como os que ocorreram no Rio de Janeiro ontem à noite se tornam mais frequentes. Sobretudo em razão da ocupação de áreas de riscos, como encostas e terrenos inclinados, desmatamento, cortes e aterros incompatíveis com o terreno. As chuvas intensas e prolongadas são responsáveis por muitas vítimas fatais e prejuízos materiais, e na hora do desespero muitas pessoas acabam optando por escolhas que podem lhe custar as vidas. Por isso, conhecer as medidas de segurança adequadas para se proteger nessas horas é crucial.
Temporal e alagamento: dicas que podem salvar sua vida
Antes de o deslizamento começar, surgem falhas no terreno, com os seguintes resultados:
Se você tiver amigos ou parentes idosos ou com dificuldade de locomoção morando em local de risco, antecipe-se e retire-os nos períodos de chuvas intensas, levando-os para um local que ofereça segurança.
Elabore, com seus vizinhos ou com a sua comunidade, um plano de evacuação e um sistema de alarme. Assim, esse plano permitirá que se tenha coordenadas necessárias para agir em situações de risco, podendo ser útil para salvar a sua vida e a de seus vizinhos. Caso a localidade onde você mora não tenha esse plano, procure a ajuda da Prefeitura e a Defesa Civil para elaborá-lo.
Se você estiver dentro de casa durante um deslizamento, não tente sair. Antes, abrigue-se embaixo de uma mesa maciça ou de outro móvel resistente.
Se estiver ao ar livre durante o deslizamento, procure entrar em um prédio resistente. Se não conseguir, enrole o corpo como uma bola e proteja a cabeça. Se estiver acompanhado por uma criança, enrole-se em torno dela.
Se ouvir o barulho de uma enxurrada descendo o morro, tente sair do caminho dela passando para um local mais alto. Se não puder, agarre-se a uma árvore, um rochedo ou um poste resistente.
Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil (ligue para 199) e o Corpo de Bombeiros, assim como o máximo de pessoas que residem na área atingida. Além disso, afaste-se e oriente os curiosos para que se mantenham afastados do local do deslizamento, pois pode haver novas ocorrências.
Leia também: