Descubra algumas curiosidades sobre os cães

Quer saber as razões por trás de algumas ações dos cachorros? Descubra algumas curiosidades sobre os cães que os donos de pet não entendem.

Redação | 4 de Abril de 2022 às 16:00

Prostock-Studio/iStock -

Alguns hábitos dos cães parecem estranhos e até desconcertantes às vezes. No entanto, a maioria desses comportamentos é perfeitamente normal: é como os cães entendem seu mundo. Eis as razões por trás de algumas ações instintivas de nossos companheiros caninos.

1. Por que os cães se cheiram?

Embora nós, seres humanos, achemos esse hábito no mínimo esquisito, é desse modo que os cães se cumprimentam e obtêm informações: percebendo o cheiro e os feromônios uns dos outros.

Leia também: Quais as vacinas para cachorros que são obrigatórias e quando aplicar

O olfato do cão é muito mais sensível do que o nosso. O ser humano tem cerca de 5 milhões de receptores olfativos; o cão, cerca de 300 milhões. Quando cheiram a traseira um do outro, os cães percebem moléculas de cheiro e feromônios dos sacos anais. Esses sacos são próprios de cada cão e dão informações sobre seu sexo, saúde e estado reprodutor.

2. Por que meu cachorro joga terra para trás?

Esse também é um comportamento normal dos cães depois de evacuar. Os cães têm glândulas aromáticas nos pés que secretam feromônios. Quando raspa o chão e joga terra para trás, o cachorro libera e espalha esses feromônios.

É um modo de marcar seu território e dar aos outros cães informações sobre seu sexo e disponibilidade de cruzar. Se houver outros cachorros por perto, talvez você note que seu cão chuta com mais vigor.

Em geral, o comportamento é inofensivo, mas pode ser um problema quando o animal cava o jardim ou raspa superfícies duras. Isso pode ser controlado ensinando o cão a evacuar num só lugar ou mantendo-o na guia.

3. Por que meu cão come fezes?

O hábito de comer fezes se chama coprofagia e, embora nojento para nós, é um hábito comum de filhotes e cães adultos.

Em muitos filhotes, faz parte do comportamento exploratório e, em geral, é abandonado quando crescem. Há numerosas razões clínicas para um cão adulto fazer isso, que devem ser discutidas com seu veterinário. Podem ser parasitas, síndromes de má absorção, alimentação de má qualidade, fome constante e alguns medicamentos. Outras causas são comportamentais, como tédio, isolamento e estresse.

Limite a oportunidade de seu cão ter acesso às fezes mantendo-o com a guia curta quando passear. E lhe dê muita atividade física e mental para aliviar o tédio.

Por Dra. Katrina Warren

A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, nos Estados Unidos.