A neve tem algo mágico para pessoas de todas as idades. Confira como as pessoas ao redor do mundo encontram diferentes usos para a ela.
Ao cair o inverno, é chegada a hora da neve embelezar a paisagem. Apesar desse fenômeno da natureza estar restrito a apenas algumas regiões do globo, a sua beleza encanta a todos. A neve tem algo mágico para pessoas de todas as idades. Confira a seguir como as pessoas ao redor do mundo encontram diferentes usos para a ela.
Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de dezembro da revista Seleções. Você pode conferir esse e outros artigos da edição desse mês e muito mais na nossa Biblioteca Digital!
Labirinto de neve
O maior labirinto de neve do mundo fica na cidade polonesa de Zakopane. Todo inverno, ele é construído com cerca de 60 mil blocos de gelo que 50 trabalhadores levam mais de um mês para empilhar. Os blocos gelados criam um tipo único de labirinto que ocupa uma área de 2.500 m².
Leia também: De casamentos a funerais: veja 8 curiosas despedidas
Boneco de neve gigante
Na verdade, este boneco de neve é uma boneca. Em 2008, os moradores de Bethel, no estado americano do Maine, empilharam 6 mil toneladas de neve para construir esta moça gigantesca. Com cílios feitos de esquis, boca de pneus e braços de pinheiros, ela se elevou acima dos prédios da cidade durante uns bons seis meses. Mas o boneco de neve mais alto é austríaco: foi feito em 2020, com 38 metros de altura, vencendo a colega por quase um metro.
Corrida do Biquíni
Na cidade siberiana de Sheregesh, os visitantes podem vivenciar o arrepio de uma ladeira gelada. A Corrida do Biquíni acontece todo ano em abril. Quem estiver de roupa de banho pode descer a encosta nesta loucura morro abaixo. Mas não se preocupe; as atividades pós-esqui aquecem rapidamente todos os participantes.
Caçada na neve
A raposa-vermelha não está muito feliz com a grossa camada de neve sob a qual se esconde a sua presa! As raposas têm excelente audição e conseguem encontrar um minúsculo camundongo em suposta segurança. Aqui a raposa se prepara para mergulhar de cabeça e pegar sua presa.
Um reino de gelo
Castelos, pagodes, pontes e até um restaurante de gelo: todo ano, cria-se um país das maravilhas gelado no Festival de Gelo e Neve de Harbin, na China. Essas estruturas atraem milhares de visitantes entre dezembro e fevereiro.
Leia também: Conheça 5 pessoas que têm profissões inusitadas
Recorde de anjos de neve
A cidade de Bismark, no estado americano de Dakota do Norte, tem um recorde incomum. Em 2007, 8.962 pessoas se jogaram ao mesmo tempo na neve e começaram a mexer os braços e pernas para formar impressões em forma de anjo – um novo recorde mundial! Não foram só as crianças que gostaram do evento; havia até um participante de 99 anos.
O maior iglu do mundo
O maior iglu do mundo foi construído em 2016, 2.727 metros acima do nível do mar. Os administradores dessa aldeia de iglus em Zermatt, na Suíça, precisaram de 2 mil horas de trabalho para terminar a estrutura. Com 13 metros de diâmetro e 11 de altura, ela tem 1.387 blocos de neve. O interessante é que o risco desses abrigos de neve desmoronarem no inverno é desprezível, graças à sua arquitetura especial.
A alegria das crianças
Andando de trenó, construindo bonecos de neve ou fazendo guerra de bolas, as crianças acham a neve muito divertida. É só olhar o rosto sorridente deste rapazinho fotografado com sua colorida roupa de inverno. A empolgação é tão contagiante que derreterá até o coração ranzinza de quem odeia o inverno.
Leia também: 4 histórias que provam que o amor existe