A lenda diz que Rungholt ficava localizada na costa norte do país.
Lendas alemãs contam a história de uma cidade fictícia que foi submersa pelas águas na costa norte do país, no Mar de Wadden. Bem, uma cidade até então fictícia, pois recentes descobertas científicas apontam que, ao contrário do que se sabia, o lugar pode ter sido real.
Chama-se Rungholt e, conforme a lenda, a cidade teria sido engolida por uma tempestade enviada por Deus. O ato fez com que o lugar desaparecesse como forma de punição pelos pecados dos habitantes. Legado da cultura cristã, a lenda diz que o castigo tempestuoso queria corrigir atitudes como embriaguez, impiedade e ostentação de riqueza.
Leia também: Veja fotos do menor hotel do mundo: ele tem apenas 2,5 m de largura e diárias caríssimas
Os estudos consideravam que a cidade na Alemanha era rica devido ao seu status de porto, o que provavelmente facilitava o comércio e as conexões com o exterior.
Tudo era levado como um conto mítico, até que cientistas descobriram uma igreja onde seria o lugar de Rungholt, o que expandiu a ideia de que o lugar era real. A igreja é datada de 1362 e foi encontrada durante uma escavação arqueológica numa planície de lama durante a maré baixa.
Segundo o portal DailyMail, a descoberta foi anunciada por especialistas da Universidade de Kiel, da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, do Centro de Arqueologia Báltica e Escandinava e do Departamento de Arqueologia do Estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha.
Leia também: Conheça a lenda de Matinta Pereira, personagem de Letícia Spiller na segunda temporada de Cidade Invisível
Além da igreja encontrada, outras estruturas foram descobertas. Montes artificiais construídos para proteger a cidade, sistemas de drenagem e um porto comprovam que rungholt realmente existiu. Agora, se a lenda está certa, é outra história.
Os pesquisadores planejam agir rápido para procurar outras estruturas de rungholt, pois, devido o tempo, elas já estão erodidas e podem não durar muito.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Saiba como participar de missão da Nasa e entre para a história"!