Quer curtir as férias ou fins de semana de forma barata e prática? Descubra 5 ideias fantásticas de brincadeiras para crianças em casa!
Quem tem filhos sabe o quanto é difícil entretê-los durante as férias escolares ou em fins de semana chuvosos. Então, que tal aproveitar os dias livres com as crianças de forma barata e prática, com materiais que você pode encontrar na sua cozinha? Dê uma olhada nas 5 opções de brincadeiras para crianças. Os pequenos vão adorar!
Mas fique atento: as crianças sempre devem ser supervisionadas por um adulto!
1. “Tinta” invisível de suco de limão-siciliano
Se seus filhos gostam de mistérios, ensine-lhes o segredo da escrita invisível. Tudo de que você precisa é uma pequena tigela com suco de limão-siciliano, um cotonete e um pedaço de papel. Quando separar os objetos necessários, siga o passo a passo:
- Mergulhe o cotonete no suco e escreva no papel. Quando secar, não restarão vestígios da “tinta”.
- Em seguida, segure o papel perto de uma lâmpada quente, sem tocá-la, movendo-o lentamente pela fonte de calor.
Num passe de mágica, a escrita vai adquirir um tom marrom e ficará legível – um truque digno de Harry Potter e sua turma!
2. Massas de modelar feitas com sal
Por que comprar massa de modelar quando você e seus filhos podem prepará-la em casa com itens baratos do armário da cozinha? Para colocar em prática, misture: 180 g de sal e 150 g de farinha.
- Com o punho, faça uma cova funda na mistura e derrame aí 180 ml de água.
- Para dar cor, use aquarela não tóxica ou corante alimentício.
- Sove bem e forme uma bola.
- Abra com o rolo e entregue ao seu filho alguns cortadores plásticos de biscoito para recortar a massa, modelá-la em formas variadas ou fazer ornamentos.
Se guardá-la em um recipiente hermético, poderá usá-la de novo.
3. "Geleca" caseira
A "geleca" que todas as crianças adoram está a apenas um armário de cozinha ou loja de produtos naturais de distância! Prepare-a combinando 50 ml de água, 50 ml de bórax, 50 ml de cola lavável e anilina com a sua cor preferida. Guarde em um recipiente hermético.
4. Leitura e mini-teatro
Os dias livres são a melhor oportunidade para incentivá-los a ler o que lhes derem na telha, nem que sejam apenas gibis. Depois da leitura feita, organize um pequeno teatro para as crianças contarem a história que leram. Você pode usar lençóis como cortina do "palco", por exemplo. Lembre-se que é lendo o que se gosta que surge gosto pelos livros.
Confira também 6 dicas para incentivar a leitura das crianças!
5. Mágica e experiências científicas
Se as crianças já tiverem idade adequada, jogos com elementos químicos e kits de mágica podem ser super interessantes! Além disso, alguns sites como o Manual do Mundo, criado pelo professor Iberê Thenório, trazem conteúdos educativos e de entretenimento, despertando a curiosidade das crianças e dos adultos também. Elas nem vão perceber que estão aprendendo e brincando ao mesmo tempo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!