Descoberto buraco negro 30 bilhões de vezes mais pesado que o Sol; entenda

O buraco negro é ultramassivo e possui 30 bilhões de vezes mais massa do que o nosso Sol

Rafaella Gazzaneo | 30 de Março de 2023 às 13:00

- dima_zel/istock

Com imagens de resolução extremamente alta feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, um buraco negro ultramassivo com mais de 30 bilhões de vezes a massa do nosso Sol foi identificado. A descoberta foi feito por cientistas da Universidade de Durham, no Reino Unido.

Leia também: NASA compartilha som de buraco negro e é assustador; confira!

A equipe conquistou um feito inédito detectando o primeiro objeto medido por lentes gravitacionais, aparato que observa sua atração pela passagem da luz. Também foi possível identificar onde este buraco negro está localizado, segundo os detalhes sobre a descoberta foram publicados no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Saiba mais sobre o buraco negro ultramassivo

O novo buraco negro está localizado no centro de uma galáxia elíptica do aglomerado Abell 1201, a 2.7 bilhões de anos-luz da Terra. James Nightingale, que liderou o estudo, disse que até ele lutou para "compreender o tamanho dessa coisa".

"Mesmo como astrônomo, acho difícil compreender o tamanho dessa coisa. Se você olhar para o céu noturno e contar todas as estrelas e planetas que você pode ver e colocá-los em um único ponto, seria uma fração de um por cento do tamanho deste buraco negro. Este buraco negro é maior do que a maioria das galáxias do universo", disse o cientista à BBC inglesa.

O caminho até a grande descoberta

A descoberta, publicada nesta quarta-feira (29) começou em 2004, quando Alastair Edge, professor da Universidade de Durham, notou um arco de luz gigante ao revisar imagens do espaço. Para confirmarem a existência do buraco negro, os cientistas usaram imagens do telescópio Hubble, da Nasa, e do DiRAC COSMA8, um "supercomputador" da própria universidade.

Os profissionais encontraram um raio de luz que passou "perto" do buraco negro, a aproximadamente 40 bilhões de vezes a distância do Sol à Terra, o que, segundo Nightingale, "é uma quantidade muito pequena em termos astronômicos".

Para ele, a descoberta impulsiona nossa compreensão da astronomia aos limites. "Como você forma um buraco negro tão grande em apenas 13 bilhões de anos de existência do universo?", questionou Nightingale na rede inglesa. Ainda sobre as lentes gravitacionais, Nightingale garante que será possível "detectar muito mais buracos negros além do nosso universo local".


Bom, agora que você já entendeu a descoberta do buraco negro 30 bilhões de vezes mais pesado que o Sol, confira também Sonda da Nasa flagra dunas de areia circulares 'atípicas' em Marte!

Leia também

Sonda da Nasa flagra dunas de areia circulares 'atípicas' em Marte

Novo planeta considerado habitável e do tamanho da Terra é descoberto pela Nasa

NASA compartilha som de buraco negro e é assustador; confira

Telescópio James Webb captura novas imagens de Júpiter

Astrologia nossa de cada dia