Banco Imobiliário, Candyland, Detetive... Você gosta desses jogos de tabuleiro? Que tal conhecer algumas curiosidades sobre eles?
Rayane Santos | 1 de Dezembro de 2021 às 11:00
Se você pensa que jogo é coisa de criança, pense novamente. Ao longo dos anos, os diferentes tipos de jogos de tabuleiro têm sido jogados por pessoas das mais diversas idades. Além disso, Banco Imobiliário, Candyland, Detetive e muitos outros são populares em inúmeros países. Você gosta desses jogos? Que tal conhecer algumas curiosidades sobre eles?
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Xadrez, damas, gamão e go têm origens na Antiguidade. O rei Tut foi sepultado com vários conjuntos do jogo egípcio chamado senet. Ajax e Aquiles aparecem curvados sobre um tabuleiro em centenas de peças de cerâmica grega. E considera-se que o povo axante, de Gana, criou um jogo de tabuleiro chamado wari, também conhecido como mancala.
O primeiro, Mansion of Happiness (mansão da felicidade), surgiu na Inglaterra em 1800. A “mansão” era o céu, e os jogadores competiam para chegar lá primeiro. Décadas depois, Milton Bradley o reelaborou, transformando-o no Jogo da Vida, no Brasil. Foi o único jogo de tabuleiro em que Bradley trabalhou pessoalmente.
O parcheesi, popular nos EUA, tem raízes na Índia antiga, onde se chamava parchisi, da palavra híndi que significa “vinte e cinco”, maior valor possível numa única jogada dos dados. Os britânicos o chamaram de Ludo, “eu jogo” em latim. Em 1943, quando desenvolveu seu jogo de tabuleiro de solução de um crime, o inglês Anthony E. Pratt o chamou de Cluedo, trocadilho que junta clue (pista) e ludo. (No Brasil, o jogo se chama Detetive.)
Nas versões internacionais de Detetive, o elenco colorido fica bem diferente da versão americana. O Professor Plum virou Professor Black no Brasil e Dr. Orange na Espanha. Mr. Green vira Sr. Marinho no Brasil e Chefe Alface no Chile. Mrs. Peacock é Dona Violeta no Brasil e Sra. Violeta na França; na Suíça, é capitão Blue, um homem.
Há Os sete suspeitos, de 1985, o filme de fantasia Dungeons & Dragons de 2000, e o filme de ação Battleship – A Batalha dos Mares, de 2012. Até o filme de horror Ouija, de 2014, tecnicamente se baseia num jogo, pois o tabuleiro Ouija foi patenteado como brinquedo. A Hasbro ainda o vende como “jogo para a família”.
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Pelo menos um jogo de tabuleiro foi adaptado como programa de TV, embora seu criador fosse um cineasta famoso. Albert Lamorisse, que escreveu e dirigiu o detentor do Oscar O balão vermelho, de 1956, também criou um jogo de tabuleiro chamado La Conquête du Monde (“a conquista do mundo”). Parker Brothers comprou o jogo e o rebatizou de Risco.
Alfred Butts, outro inventor de jogos, chamou sua criação de Lexiko, depois Criss Cross Words (“palavras cruzadas”) e acabou se decidindo por Scrabble, palavra que significa “agarrar-se em alguma coisa”. O jogo levou anos para virar um sucesso, e no Brasil se chamou Palavras Cruzadas. Hoje, é encontrado em três de cada cinco lares americanos.
Foi durante um jogo de Palavras Cruzadas que Chris Haney e Scott Abbott tiveram a ideia de seu jogo Trivial Pursuit. O sucesso provocou anos de uma batalha jurídica com um enciclopedista que afirmava que Haney tirou as perguntas de seus livros, algo que Haney admitiu ter feito. No fim, um tribunal federal americano decidiu que não é possível furtar conhecimentos gerais e encerrou o processo. Na década de 1980, o Trivial Pursuit vendeu mais do que Monopoly (Banco Imobiliário no Brasil) e gerou 800 milhões de dólares só em 1984.
O campeão americano de Palavras Cruzadas ganha 10 mil dólares; o campeão mundial, o dobro. O norueguês Magnus Carlsen, campeão mundial de xadrez, ganha cerca de 750 mil dólares por ano jogando em torneios. Até o campeão mundial de Banco Imobiliário fica com dinheiro de verdade: 20.580 dólares, a quantia que vem no jogo padrão.
Charles Darrow, que vendeu o Banco Imobiliário aos Parker Brothers na década de 1930, costuma receber o crédito de sua criação. Mas foi Elizabeth Magie que, décadas antes, registrou a patente de The Landlord’s Game (“o jogo do senhorio”). Os jogadores compravam ferrovias, pagavam aluguel e, às vezes, acabavam na cadeia. Ironicamente, a meta de Magie com o jogo era mostrar os males de acumular riqueza fazendo os outros falirem.
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Fidel Castro proibiu o jogo em Cuba, e, embora Richard Nixon e Nikita Khruschov tivessem em 1959 seu “papinho na cozinha” numa feira comercial americana em Moscou, todas as caixas do jogo levadas para o evento foram furtadas. Mas um episódio ainda mais dramático da história do jogo ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Como na Alemanha os prisioneiros de guerra podiam ter jogos de tabuleiro, os soldados americanos escondiam mapas, bússolas e dinheiro em caixas de Banco Imobiliário para ajudar os colegas a fugir.
Além da guerra, a doença é outro tema recorrente nos jogos: Operando, com seu eterno paciente sofredor; Candy Land (a terra dos doces), que Eleanor Abbott criou na epidemia de pólio da década de 1940 para as crianças em quarentena; e no País do Açúcar. Depois do surto de SARS em 2003, Matt Leacock sonhou com um jogo de tabuleiro cooperativo chamado Pandemic (“pandemia”).
Como saber qual é o melhor? Um indicador confiável é Spiel des Jahres (“jogo do ano” em alemão), o prêmio de maior prestígio para jogos de tabuleiro. Entre os vencedores estão Catan – o Jogo, Dominion e Ticket to Ride. Se quiser apoiar candidatos a criadores de jogos, há centenas de projetos em sites de vaquinha virtual como Kickstarter.