Turista aventureiro explorando o The Wave, no Arizona, se deparou com esses minúsculos seres
Um turista que explorava o The Wave, parque natural localizado no Arizona, se depara com crustáceo raro numa piscina d'água. Acredita-se que a criatura seja datada do período pré-histórico e sua aparência pode ser estranha para alguns. Ocorre que a pequena criatura que leva o nome de Triops, parece uma mistura de escorpião com arraia.
Leia também: Fósseis de dinossauro são encontrados em rodovia de São Paulo
Embora tenham sido descobertas, ainda não se sabe ao certo como essas criaturinhas apareceram por lá. O que já foi apurado é que, eles eclodiram de pequenos ovos e desde então passaram a habitar uma pscina d'água surgida no meio do deserto Estadunidense.
O que é um Triops
Mas afinal de contas, o que são os Triops? O Triops vicentinus, também conhecido apenas como Triops, é um crustáceo de água doce e acredita-se que existe há mais de 200 milhões de anos. Sua aparência mais parece a combinação de uma arraia com um escorpião e destaca-se a carapaça castanho-alaranjada que pode atingir 7cm na fase adulta.
A carapaça da fêmea é maior, porém, a do macho é mais larga, arredondada e achatada. Outra característica curiosa são os seus três olhos: Dois olhos compostos e um olho naupliano (pequeno olho único, localizado na parte anterior da cabeça).
O crustáceo também possui cinquenta pares de patas, conhecidos pelos cientistas como toracópodes. Esses pares possuem funções de locomoção, respiração e nutrição. Na fêmea, o 11º toracópode é um pouco diferente dos demais, porque apresenta a função de bolsa para albergar os ovos.
Habitat do Triops
O Triops habita charcos temporários mediterrânicos. Ou seja, vive em depressões rasas onde a luz penetra totalmente, sendo possível até a existência de plantas em sua área. Este habitat é típico da região mediterrânica, portanto, sua particularidade está na troca anual entre fase seca e fase inundada.
Veja também: Como denunciar maus-tratos contra animais
Deste modo, pode-se dizer que o crustáceo é capaz de se adaptar e sobreviver tanto num solo desértico, quanto de forma submersa.
Saiba Mais
Mesmo estando ganhando as redes pelo seu aparecimento no Arizona, a verdade é que o Triops é encontrado ao redor de todo o mundo. Como nos mostra essa matéria de 2015 apresentada pelo Jornal da Uma na TVI, em Portugal.
Para saber mais sobre este ser pré-histórico, confira este vídeo bem didático produzido pelo canal @fatoson6948: