Criaturas com formato de pênis lotam praia e assustam argentinos

Animais podem chegar até 30 centímetros e já foram encontrados também em praias da Califórnia.

Cadu Guarieiro | 19 de Julho de 2023 às 16:41

A última aparição em grande quantidade da criatura tinha sido em 2019. - Imagem: reprodução/Twitter @Metropoles

A aparição de um animal nada convencional em uma praia da Argentina tem dado o que falar nas redes sociais. Milhares de peixe-pênis, espécie definida como "vermes marinhos", foram encontrados na areia após uma tempestade ter atingido a região na última segunda-feira (17).

Leia também: TikToker viraliza ao fazer receitas que encontrou em cemitério e surpreende a todos.

De formato cilíndrico e bastante sugestivo, esses animais podem chegar a 30 centímetros. O último surgimento em grande quantidade do peixe-pênis tinha sido em 2019, em uma praia da Califórnia, nos Estados Unidos. Ainda que esses bichos costumem se enterrar na areia, tempestades, como a ocorrida na Argentina, e ondas no oceano podem levá-los para a terra firme.

Parente dos nematoides, como as lombrigas, e dos artrópodes, como os insetos e aracnídeos, o peixe-pênis é bastante requisitado na Ásia. Pescadores locais costumam se aglomerar nas praias para coletá-los, tendo em vista que o animal serve como uma isca bastante funcional, e atraem peixes bastante requisitados, como o robalo.

Cientificamente catalogado como urechis unicinctus, esse animal pode viver até 25 anos, e de acordo com evidências fósseis esta criatura existe há 300 milhões de anos.

 

Seu sabor é descrito como "suave", e por terem uma elevada concentração de aminoácidos, costumam a ser consumidos crus nas regiões asiáticas. Na Coreia do Sul, a iguaria é conhecida como "gaebul" e pode ser consumida crua ou com temperos simples, compostos por sal, óleo de gergelim e pimenta.

Os peixes-pênis encontrados na Argentina medem aproximadamente 25 centímetros. Imagem: reprodução/Twitter @Metropoles

Ainda que não existe comprovação científica alguma, muitas pessoas acreditam que o peixe-pênis ofereça propriedades afroscidíacas, tal crença está diretamente relacionada ao seu formato fálico.

Esse tipo de verme não oferece perigo algum aos humanos e se alimentam integralmente de detritos orgânicos que ficam depositados no fundo do mar.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Ásia peixe tempestade iguaria vermes marinho peixes-pênis argentina

Leia também

Ator da Globo sofre acidente e preocupa fãs

Colar misterioso encontrado no Titanic causa espanto; veja fotos

5 coisas que podem diminuir o tamanho do pênis drasticamente e você deve ficar de olho

Animal exótico de 'Harry Potter' não é ficção e pode ser encontrado no Brasil!

20 recordes do mundo animal que vão impressionar você

Os campeões aquáticos do reino animal