Crianças saem para caminhar e encontram fóssil; entenda

Os estudiosos dizem que analisar esta descoberta pode auxiliar na solução de questionamentos sobre estágios de crescimento do "rei dos dinossauros".

Luana Viard | 7 de Junho de 2024 às 15:40

A escavação está programada para continuar por no mínimo um ano, os peritos descobriram um membro inferior, bacia, pelve, vértebras do cóccix e uma parte do crânio. - SerrNovik / istock

Três crianças exploravam uma área desértica em Dakota do Norte, nos Estados Unidos, quando se depararam com uma descoberta surpreendente que as deixou "totalmente boquiabertas": um fóssil de um dinossauro T.Rex emergindo do solo.

No ano de 2022, Liam Fisher, 8 anos, Kaiden Madsen, 10 anos, e Jessin Fisher, 11 anos, exploravam a Formação Hell Creek, localizada no estado de Dakota do Norte, quando se depararam com o fóssil. Após registrar algumas imagens e compartilhá-las com o paleontólogo Tyler Lyson, as crianças receberam a confirmação de que se tratava de um fóssil de dinossauro.

Embora não estivesse evidente qual espécie de dinossauro era, Lyson organizou uma visita ao local para desenterrar o fóssil junto com os meninos. Foi somente em 2023, quando examinou os ossos pessoalmente, que o especialista confirmou que se tratava dos restos de um Tyrannosaurus rex.

Crianças que participaram da descoberta (Museu de Natureza & Ciência de Denver/Divulgação)

A escavação depois da descoberta

Possuindo a permissão para escavação, o arqueólogo começou um procedimento minucioso que perdurou por 11 dias, durante os quais a equipe - supervisionada de perto pelo trio que fez a descoberta inicial - retirou a camada de rocha acima e conduziu a escavação ao redor dos restos ósseos. Após isso, o fóssil foi envolto em gesso e uma jaqueta de estopa para ser conduzido até o Museu de História Natural e Ciência de Denver

Fóssil com mais de 66 milhões de anos

O fóssil foi estimado com uma idade superior a 66 milhões de anos. A equipe confirmou que, no momento de sua extinção, o "Jovem Rex" media aproximadamente 7,6 metros de comprimento e possuía um peso de 1.600 quilogramas. Em termos de comparação, um T. rex adulto alcançava aproximadamente 12 metros de comprimento e tinha um peso de cerca de 3.600 quilogramas.

“Espécimes juvenis T. rex são extremamente raros. Assim, esta descoberta é significativa para os investigadores porque o espécime ‘Teen Rex’ pode nos ajudar a responder questões sobre como o rei dos dinossauros cresceu”, afirma Tyler Lyson em comunicado.

Exposição "Discovering Teen Rex"

O fóssil do "Jovem Rex", juntamente com os materiais de pesquisa derivados dele, estarão disponíveis para o público em uma nova exposição no Museu de História Natural e Ciência de Denver, intitulada "Descobrindo o Jovem Rex". As visitas começam neste mês, no dia 21 de junho.

Durante a visita, os espectadores terão a oportunidade de assistir ao documentário sobre o T. rex, que contará com imagens da descoberta do "Jovem Rex" e outras geradas digitalmente para ilustrar o espécime. O objetivo é permitir que as pessoas observem as diversas fases de desenvolvimento do dinossauro, desde sua infância até a idade adulta.

Se você ama histórias de descobertas, leia nossa matéria: Homem descobre fóssil de titanossauro ao passear com cachorro.

Fontes:

Revista Galileu

VTV News

Canal History

escavação descoberta estudiosos fossil

Leia também

Jurassic Park brasileiro: conheça o parque com dinossauros em tamanho real no Rio de Janeiro

Fóssil mais antigo que dinossauros é encontrado no Piauí

5 dinossauros encontrados no Brasil que você nunca ouviu falar

Cientistas encontram o maior animal da história, superando os dinossauros; veja foto

Fósseis na China revelam dinossauro com pescoço de 15 metros

4 curiosidades sobre as aves que você não fazia ideia