Coração do primeiro imperador do Brasil ficará exposto no Palácio do Itamaraty até o dia do Bicentenário da Independência, 7 de setembro.
Redação | 22 de Agosto de 2022 às 14:30
Chegou ao Brasil nesta segunda-feira (22), o coração de Dom Pedro I. O órgão integra a exposição no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Após ser transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) diretamente de Portugal, contará com uma recepção com honras de chefe de Estado em Brasília. Assim, vai ganhar uma solenidade oficial no Palácio do Planalto.
O coração terá escolta hípica dos Dragões da Independência, passará em revista à tropa e subirá a rampa do Planalto. Para celebrar a ocasião, serão tocados o Hino Nacional e o Hino da Independência, que teve Dom Pedro I como um dos compositores.
“O coração será recebido no Brasil como chefe de Estado, e será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é?”, disse o chefe do cerimonial do Itamaraty, ministro Alan Coelho de Séllos. “Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil.”
Como parte da cerimônia, o coração esteve bem protegido ao ser carregado em um recipiente de 9 quilos pelo chefe de polícia da cidade do Porto, em Portugal, sem ficar visível ao público. Chegando ao Planalto, receberá saudação do presidente Jair Bolsonaro. A partir de então, ficará exposto como artefato em destaque no Itamaraty até o Bicentenário. A exposição será aberta nos próximos dias.
Diariamente, o órgão não é exposto à luminosidade. Na exposição do Itamaraty, será exibido por trás de uma vidraça em um lugar especial. Cuidadosamente preparado pelos portugueses, o local está situado em uma sala sem luz natural.
Antes de ser aberta ao público, a exposição será restrita outra solenidade, na qual a Orquestra Sinfônica da FAB tocará composições de Dom Pedro I. Diplomatas, parlamentares e outras autoridades serão os primeiros a ter acesso à visita no Itamaraty. Também foram convidados os herdeiros da família imperial.
A exposição ficará aberta à visitação de estudantes nos dias de semana, prioritariamente para os alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nos fins de semana, será aberta com agendamento prévio ao público em geral. Já no dia 8 de setembro, o coração retorna a Portugal.