Há quem visite museus pela arte e pelo aprimoramento cultural. Contudo, se isso não bastar, há os museus malucos! Conheça!
Redação | 6 de Fevereiro de 2022 às 14:00
Há quem visite museus pela arte e pelo aprimoramento cultural. Contudo, se isso não bastar, há os museus malucos! Esses lugares atraem visitantes pelo fato de fugirem do comum. Esqueça o Louvre, o MET e o MASP. Existem museus completamente diferentes da norma aguardando sua visita.
Leia também: 10 museus brasileiros para conhecer e se maravilhar
Já pensou em visitar um museu que tem como tema vasos sanitários? Ou, então, um museu dedicado à história da espionagem? Confira a seguir nossa seleção dos museus mais loucos do mundo e surpreenda-se!
Não é preciso prender a respiração para ver este aqui! O Museu Subaquático de Cancún, como indica o nome, é submarino. Mais de 500 esculturas, ancoradas no fundo do mar do México, ilustram a inter-relação da arte com a natureza. Quem não tiver licença de mergulhador pode admirar as obras num barco com fundo de vidro.
Ninguém se senta voluntariamente nesta cadeira em Amsterdã! Na capital holandesa, o Museu da Tortura expõe instrumentos usados na Idade das Trevas para ator – mentar as pessoas e lhes “extrair a verdade”. Esta cadeira da Inquisição era utilizada para forçar essas confissões.
O Museu do Sexo, em Nova York, não é nada pudico. As cerca de 20 mil peças expostas preservam e apresentam a história, o desenvolvimento e a importância cultural da sexualidade. A peça do reino animal aqui mostrada é um modo de ilustrar que o sexo é bem natural em quase todas as formas.
Hora de chamar 007? Os visitantes do Museu da Espionagem, em Berlim, podem seguir os passos de James Bond e companhia. Como depois da Segunda Guerra Mundial a capital alemã era considerada o centro da espionagem, nenhuma outra cidade seria mais adequada para abrigá-lo – nem mesmo Londres, a sede do MI6. De máquinas de decifração a microfones ocultos, os candidatos a agentes secretos vão se divertir!
Muito usado, raramente apreciado: o vaso. O Museu do Vaso Sanitário, em Délhi, na Índia, expõe vasos do mundo inteiro e de todas as épocas. Os visitantes podem se maravilhar com um dreno de tijolos de 2500 a.C. e com o “trono” majestoso de um monarca francês.
Confira também: Descubra os museus mais engraçados do mundo
Com muita atenção aos detalhes, a Nova Zelândia construiu o Museu Omaka da Herança da Aviação, que expõe aviões originais da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. Alguns pertencem ao diretor de cinema Sir Peter Jackson, que ajudou a criar os cenários com sua equipe. Quem se interessa pelos pioneiros da aviação deveria visitar o museu em Blenheim.
O Museu dos Cupnoodles, em Yokohama, no Japão, oferece um deleite culinário: as peças expostas, além de admiradas, podem ser comidas! Os visitantes têm a chance de trabalhar na oficina de macarrão do museu e refinar criações com seus ingredientes favoritos. Enquanto isso, é possível aprender a história do macarrão ramen, um dos pratos mais populares do Japão.
Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de fevereiro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!