Dos carimbos de pedra às impressoras 3D, a história da impressão data de cerca de 2000 anos atrás. Confira a linha do tempo dessa invenção!
Redação | 10 de Janeiro de 2022 às 14:00
Atualmente, é possível encontrar uma impressora a laser em qualquer casa ao redor do mundo. Até mesmo a impressão em 3D, que parecia uma realidade apenas de filmes de ficção científica, já se encontra disponível em diversos lugares.
Leia também: 13 curiosidades sobre jogos de tabuleiro
No entanto, nem sempre foi assim. A verdade é que a impressão como a conhecemos hoje é, relativamente, recente. Porém, surpreendentemente, a história dessa invenção data de 2000 anos atrás. Confira a seguir a história da impressão.
Na antiga Mesopotâmia, carimbos cilíndricos de pedra eram utilizados para autenticar documentos gravados em placas de argila.
Na China, durante a dinastia Song, a impressão com blocos de madeira era usada para produzir livros.
O alemão Johannes Gutenberg constrói a primeira prensa tipográfica europeia com tipos móveis de metal.
O londrino William Nicholson recebe a patente da prensa rotativa, um sistema de alta velocidade ainda usado para imprimir jornais e revistas.
O escritor alemão Alois Senefelder inventa a litografia, em que se aplica tinta a uma pedra plana para reproduzir imagens.
Pela primeira vez, uma fotografia em meio-tom é impressa num jornal americano. Mostra uma favela em Nova York.
O inventor japonês Ichiro Endo, que trabalhava na Canon, apresenta o conceito da “bubble jet”. É a base das impressoras a jato de tinta.
O americano Gary Starkweather, que trabalhava na Xerox, utiliza laser para “desenhar” uma imagem no tambor de uma copiadora e inventa a impressora a laser.
O americano Johannes Gottwald patenteia um “gravador de metal líquido” para produzir protótipos. Hoje em dia, a impressão 3D já está consolidada.
Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de janeiro da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!