Terminar uma relação enquanto se mora junto é algo bem complexo, mas pode ser feito de forma tranquila para evitar problemas.
Morar na mesma casa que o seu namorado pode ser algo bastante complexo e um fator de desgaste para o relacionamento. Se a sua relação chegou ao ponto de terminar e você se encontra morando junto, é imprescindível saber colocar o ponto final na relação de forma correta e respeitosa.
4 dicas de como terminar um relacionamento morando junto
1. Prepare o seu parceiro com antecedência
Evite trazer uma notícia difícil quando a outra pessoa estiver despreparada para isso. O ideal é avisar com antecedência que você gostaria de conversar sobre a relação, e, juntos, escolher um momento adequado para essa troca de ideias.
Escolha um horário em que ambos possam dedicar tempo suficiente para o assunto, sem pressa ou distrações. O mais importante é garantir que a conversa tenha toda a atenção necessária.
2. Exponha os seus pontos sem rodeios
Aborde a situação de forma direta e honesta. Não tente suavizar o momento com boas notícias antes de compartilhar o que realmente precisa ser dito. Seu parceiro provavelmente já imagina que a conversa será séria.
Ao invés de culpar o outro, explique de forma clara e madura suas razões para acreditar que o relacionamento não está funcionando. Mantenha uma abordagem respeitosa, reconhecendo a realidade sem recorrer ao negativismo. Um término pode ser tratado com respeito e positividade, ao mesmo tempo que se reconhece que as circunstâncias não são mais favoráveis.
3. Dê ouvidos ao outro de forma atenciosa
Mesmo que tenha certeza de sua decisão, é importante dar espaço para que seu parceiro se expresse. Ele provavelmente precisará de um momento para compreender o que está acontecendo e lidar com seus próprios sentimentos. Permita que ele fale, ouça-o com empatia e respeito, sem interromper, para que ele possa processar a situação da maneira dele.
4. Converse sobre quem ficará no imóvel e sobre as contas
Em alguns casos, pode ser difícil para o casal se mudar rapidamente devido a questões financeiras. É fundamental que vocês conversem abertamente sobre isso, avaliando se essa situação se aplica a vocês. Se for necessário continuar no mesmo espaço por um período, definam como irão dividir as responsabilidades financeiras e quem ficará com a moradia. Ambos devem participar da decisão sobre o futuro do lar, considerando as necessidades de cada um e buscando um acordo justo sobre quem ficará na casa ou no apartamento.