Como terminar o relacionamento numa boa sem brigar

Veja dicas que podem auxiliar você a terminar o seu relacionamento sem brigas ou desentendimentos.

Thyago Soares | 6 de Fevereiro de 2025 às 12:00

Embora desconfortável, é possível ter um término pacífico. - Vasyl Dolmatov / iStock

Quando o fim do relacionamento chega, pode ser que seja muito difícil manter uma boa relação após o término e evitar brigas. Contudo, é possível colocar um ponto final no namoro sem necessariamente causar uma briga ou uma situação desconfortável.

5 dicas para terminar o relacionamento sem brigar

1. Prepare a outra pessoa

Quando conversar, destaque que o relacionamento já estava em dificuldades há um tempo, e que o término foi postergado por comodismo ou dependência emocional. Traga à tona situações que ilustram os momentos difíceis que viveram juntos. Apresentar a situação de forma mais clara ajuda a diminuir o impacto da notícia e prepara a pessoa para o fim de maneira mais compreensiva.

2. Escolha o momento adequado

Romper o relacionamento quando a outra pessoa está enfrentando uma fase difícil, como a perda de um ente querido ou a perda de emprego, pode intensificar a dor e complicar ainda mais a situação entre ambos. Embora nunca haja um momento perfeito para isso, escolher um momento em que a pessoa esteja mais equilibrada emocionalmente é uma maneira de minimizar o impacto da separação.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

3. Evite a agressividade

Após tomar a decisão, é fundamental manter a serenidade durante a conversa. O melhor é ser direto, honesto e empático, compartilhando seus sentimentos de forma clara, sem acusações. Evite manipular a situação para provocar raiva, uma estratégia que pode parecer mais simples, mas é desrespeitosa. Se a outra pessoa ficar muito emocionada, ofereça um tempo para que ela se acalme e possa retomar o diálogo de forma mais equilibrada.

4. Cuidado com as narrativas de vitimização

É importante resistir a ceder se o parceiro tentar manipular a situação com dramatização. Voltar atrás por compaixão pode apenas prolongar a insatisfação, levando a tentativas de término que não resolvem o problema. Por isso, antes de tomar a decisão de encerrar a relação, tenha certeza de sua escolha. Só assim você conseguirá seguir em frente, mesmo enfrentando o sofrimento de deixar alguém que foi importante para você.

5. Pós término, não force a amizade

É possível que a amizade seja mantida após o fim de um relacionamento, mas isso exige um tempo de adaptação. Mesmo que você não queira perder essa conexão, evite mencionar isso logo após o término, pois isso pode intensificar a dor do momento.

Compartilhe:
briga relacionamento término namoro amizade terminar namoro

AS MAIS LIDAS

32 frases sobre o clima para fazer suas fotos brilharem nas redes sociais

21 mensagens de Natal para crianças

5 dicas para flertar nas redes sociais sem passar vergonha

25 frases divertidas para a caixinha de Natal chamar atenção