Todo banco deve oferecer uma conta corrente sem tarifas bancárias para pessoas físicas
Laura Oliveira | 5 de Junho de 2023 às 11:06
Na última semana, a influencer de finanças e economia, Nath Finanças, viralizou no Twitter com uma informação importantíssima: o seu banco pode estar "te devendo" dinheiro. Na thread, Nath ensina a como buscar seu direito e pedir reembolso de todas as tarifas da conta corrente que você já pagou.
A publicação já conta com mais de 30 mil curtidas e comentários de pessoas que querem aprender a ter esse dinheiro de volta. A influenciadora ajuda seus seguidores com diversas dicas e maneiras de economizar e implementar uma vida financeira organizada.
"Às vezes não temos noção do direito que temos. Quando você não foi informado de nada e o banco coloca o pacote mais caro você tem direito, sim, a pedir reembolso", informou Nath Finanças no Twitter.
A influenciadora ensina que, de acordo com a Resolução 3.919 do BACEN (Banco Central do Brasil), todo banco tem o dever de oferecer uma conta corrente gratuita para pessoas físicas (PF) para realizarem saques, transferências e outros.
O que acontece é que muitas pessoas não sabem dessa informação e acabam pagando as tarifas. Contudo, é possível pedir reembolso de tarifas pagas por uma conta corrente! Leia a matéria para descobrir como resgatar esse dinheiro.
Os clientes que quiserem solicitar reembolso devem entrar em contato, primeiro, com o próprio banco. Isso pode ser feito por meio da ouvidoria da instituição ou através do serviço de atendimento ao consumidor. Mas, atenção, é importante que peça e guarde o número do protocolo para caso não ocorra o ressarcimento.
Leia também: 10 melhores canais no YouTube para organizar suas finanças
De acordo com o passo a passo ensinado por Nath, você deve abrir o aplicativo do Banco do Brasil e clicar nos seguintes botões:
E o pacote gratuito é assinado automaticamente. Caso seu banco seja o Itaú, o passo a passo é o seguinte:
Para os usuários de outros bancos, Nath explica que é possível solicitar esse outro serviço através de um chat ou ligando. E, caso o banco se recuse a trocar, você pode entrar em contato com o BACEN e abrir uma denúncia.
Nath alertou que, em alguns casos, os próprios funcionários não estão cientes dessa possibilidade.
Leia também: Os 5 serviços campeões da lábia dos gerentes de banco
De acordo com o Extra, especialistas confirmam que caso o cliente deseje solicitar a mudança para não pagar próximas tarifas ou pedir estorno, o banco deve permitir a ação.
"A instituição financeira não pode negar o seu pedido, ou sequer dificultar o processo. Então, caso isso ocorra, o que pode ser feito é uma denúncia ao Banco Central, e uma reclamação ao SAC e à ouvidoria do banco, ou ao Procon", comenta a especialista em investimentos e fundadora da As Investidoras, Júlia Abi-Sâmara.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Caiu no golpe do Pix? Saiba como recuperar o dinheiro e fique atento!
19 maneiras de trabalhar em casa e ganhar dinheiro na internet
“O golpe tá aí”: criminosos criam domínios falsos do Registrato
Um só app para todos os bancos? Esse é o futuro
PIX: valor das transações será limitado por causa da violência
Golpe do Pix via SMS usa as mesmas táticas de sempre para enganar usuários