Caso seus livro sofra algum dano, não se desespere! Você pode repará-los com a ajuda de algumas dicas valiosas. Veja como é fácil.
Para quem gosta de livros,é comum ter carinho por eles. Mas, às vezes, é inevitável que algo ruim aconteça…
Para conservar seus livros, mantenha-os sempre limpos e secos. Se eles não tiverem capa, encape-os com papel laminado de PVC autoadesivo. No entanto, caso eles sofram algum dano, você ainda pode repará-los. Confira algumas dicas:
1. Recolocando uma lombada
Para essa tarefa, você vai precisar de: lixa fina; papelão; tecido que combine com a capa; e estilete ou tesoura. Além disso, separe uma faca cega ou espátula plástica; cola para madeira; e papel pardo. Consiga também dois pedaços de laminado de madeira um pouco maiores do que o livro; corda forte; e peso.
Antes de começar, limpe a lombada do livro com cuidado, removendo os restos de papel e cola. Dê o polimento com uma lixa fina para obter um bom acabamento.
2. Fazendo a lombada nova
Corte um pedaço de papelão que se adapte à lombada, ajustando o comprimento pela capa e quarta capa. Não se baseie pela lombada em si, pois ela é ligeiramente mais curta. Em seguida, use o papelão como molde para cortar uma peça de tecido, acrescentando mais 2,5 cm para as bordas. Para dar um bom acabamento, corte as abas levemente afiladas em cada extremidade.
Se o tecido possuir avesso, mantenha-o voltado para cima. Aplique cola no papelão e coloque-o no centro do tecido, dobrando sobre ele as abas superior e inferior. Em seguida, alise-os com uma faca ou espátula.
3. Fixando a nova lombada nos livros
Corte um pedaço de papel pardo que se ajuste à lombada. Cole-o bem e coloque-o sobre a área, friccionando bastante. Use uma faca ou espátula para afastar o tecido suavemente nas margens expostas das capas, dê uma distância de cerca de 2,5cm. Utilizando um pedaço de papelão, coloque cola no espaço entre a capa e o laminado de madeira, já preparado para a nova lombada.
Insira a aba e use a faca para pressionar o tecido em direção ao seu lugar adequado. Em seguida, coloque a segunda aba no outro lado. Apoie o livro lateralmente e passe a faca ao longo da dobra, vincando bem a margem de cada lado. Coloque uma tábua plana na parte superior do livro, alinhando-a de maneira que possa atingir a extremidade da lombada. Deixe um peso sobre ela durante toda a noite.
4. Colocando novamente a capa da lombada
Se a capa da lombada original puder ser reutilizada, limpe-a, verifique se está na posição adequada e cole-a na parte superior da nova lombada.
Para saber se a junção é realmente forte, coloque um rolo de papel sobre a área que foi consertada e um outro sobre as margens abertas da capa. Enrole todo o conjunto com uma corda e amarre-o para exercer pressão sobre a parte colada sem danificar ou cortar a capa. Deixe secar por completo antes de desfazer a operação.
5. Recolocando uma capa dura
Reúna uma entretela; tesoura; agulha; fio de linho; faca afiada; cola para madeira; espátula; e peso.
Solte com cuidado a lombada original do livro no lado em que a capa se desprendeu. No entanto, não a separe completamente. Se necessário, use uma espátula bem fina para soltar as áreas coladas, sem fazer movimentos bruscos. Limpe a área exposta e não danifique os fios.
6. Fazendo o reforço da lombada
Corte um pedaço de entretela que seja um pouco menor do que o comprimento da lombada e duas vezes a sua largura. Deixe com uma margem extra de 2 cm de cada lado. Afile os cantos. Costure a entretela de forma a criar um tubo com a mesma largura da lombada. Mantenha ambas as margens soltas voltadas para um dos lados, sendo um lado o dobro do outro.
7. Prendendo o reforço da lombada
Espalhe cola uniformemente ao longo de toda a área exposta da lombada, certificando-se de que ela cubra toda a superfície. Estenda a entretela ao longo da lombada do livro, deixando um excesso para formar abas soltas nas laterais. Friccione toda a capa para garantir que ela está bem aderente à lombada. Pegue a capa solta e coloque-a em pé, com a margem descoberta voltada para cima. Com uma faca afiada, faça uma incisão de 2,5 cm na capa para permitir a acomodação da aba da entretela.
Use uma espátula ou um pedaço de papelão para espalhar a cola de maneira uniforme dentro da incisão, tomando um cuidado especial para não atingir a superfície da capa. Manuseie sempre pequenas quantidades de cola. Coloque uniformemente as abas da entretela dentro da fenda e deixe o livro secar, de preferência durante uma noite inteira.
8. Prendendo a lombada solta
No dia seguinte, espalhe cola sobre a face externa da entretela e pressione a lombada no lugar adequado. Segure o livro com a lombada voltada para cima e envolva a área da lombada com um pano ou um maço de jornais. Amarre-o firmemente com uma corda, distribuindo a pressão de forma equilibrada.
Quando estiver seco, apare ou cole as linhas soltas de tecido. Com uma caneta hidrográfica de cor apropriada, retoque as áreas da entretela que estejam expostas.
9. Consertando uma brochura
Separe: faca; pequeno torno ou prensa para livros; arco de serra; papelão; cola para madeira; e espátula ou pedaço de papelão. Tenha também papel de seda.
Para consertar uma brochura estragada, solte a capa com uma das mãos segurando com firmeza as páginas para expor a lombada. Faça isso com cuidado, tanto na capa como na quarta capa.
10. Preparando a lombada
Coloque um pedaço de papelão duro em cada lado do livro. Em seguida, comprima-o usando um pequeno torno ou prensa. Raspe os resíduos de cola e papel.
Usando um pequeno arco de serra, faça entalhes não muito profundos ao longo da lombada para preparar a superfície para absorver a cola. Com uma espátula ou um pedaço de papelão, espalhe a cola ao longo de toda a extensão da lombada. Deixe-a secar.
11. Recolocando a capa
Se a capa ou o reforço da lombada estiverem danificados, cole um pedaço de papel de seda sobre as áreas afetadas, alisando cuidadosamente. Retire os cartões de apoio, recoloque o livro no torno e aplique uma segunda camada de cola à lombada. Deite a capa sobre a lombada que foi colada, ajustando-a na posição correta. Comprima bem uma contra a outra, procurando eliminar todas as bolhas de ar.
Para possibilitar um reforço ainda maior, espalhe uma camada de cola extra ao longo da cobertura exterior da lombada. Deixe secar totalmente.
12. Consertando uma página rasgada
Páginas rasgadas também têm jeito! Vamos precisar de papel-manteiga e de seda; cola para madeira; espelho ou pedaço de vidro; e estilete ou tesoura. Além de ferro de passar; papel adequado; e lápis com ponta.
Verifique se as margens rasgadas se encaixam e, se necessário, use um ferro de passar morno para alisá-las. Rasgue um pedaço de papel de seda pouco maior do que o rasgão, fazendo com que ele tenha bordas em fiapos. Em seguida, aplique cola num pedaço de vidro ou espelho e deposite o papel de seda sobre a cola, batendo-o de leve.
Retire com cuidado o papel de seda do vidro ou do espelho e coloque-o (com a parte colada voltada para baixo) sobre a área rasgada, alisando-a com os dedos. Verifique se as margens rasgadas estão o mais próximo possível uma da outras. Coloque um papel-manteiga entre as páginas consertadas e as adjacentes. Deixe secar e, em seguida, remova os excessos de papel de seda com um estilete ou uma tesoura afiada.
13. Preenchendo uma lacuna
Se houver uma falha na área estragada, faça o remendo antes de aplicar o papel de seda com a cola.
Coloque um pedaço de papel do mesmo tipo debaixo da página. Com um lápis afiado e delicado, faça um molde do orifício sobre o papel. Mas, certifique-se de que o remendo se ajusta perfeitamente ao orifício. Corte ou destaque o molde da folha solta e ajuste-o no orifício. Em seguida, fixe-o com papel de seda e cola.
14. Recolocando uma única folha solta
Tenha em mãos: papel de seda ou papel fino; régua; estilete afiado; cola para madeira; e papel encerado.
Corte uma folha de papel de seda do mesmo comprimento do papel que se soltou e menor que o dobro da largura da margem. Dobre o papel no sentido do comprimento e, em seguida, aplique cola para madeira em seu lado externo. Posicione com cuidado metade da tira de cola ao longo da folha solta, alinhando a nova margem da página e a dobra com a tira de papel. Verifique se a tira de papel não se sobrepõe às partes superior e inferior da página.
Observe se a página está no lado certo e coloque-a dentro do livro. Confira também se ela está bem firme no lugar e perfeitamente alinhada com as outras páginas. Alise a outra metade da folha colada. Por fim, insira um pedaço de papel encerado na dobra, feche o livro e deixe-o secar sob pressão.
Consertos rápidos
- Se um livro estiver úmido, coloque-o dentro de um freezer frost-free (que não requer descongelamento e que utiliza um sistema de ventilação a seco). Assim, irá eliminar a umidade do papel. Se as páginas parecerem vincadas, pressione-as com um ferro quente.
- Os livros mantidos em ambientes úmidos podem ser atingidos por mofo e fungo. Para mantê-los limpos e secos, coloque uma pequena quantidade de farinha de milho neles por algumas horas.
- As estantes cheias de livros podem ser limpas rapidamente com uma escova de cortina conectada ao aspirador de pó. Experimente também um pincel de pintura grande, macio e limpo.
- Encadernações em couro podem ser limpas com sabão apropriado para couro, óleo de mocotó ou vaselina. Entretanto, aplique suavemente com os seus dedos ou com um pano macio. Faça uma segunda aplicação algumas horas mais tarde.