Hobbies são atividades que podem te ajudar a desacelerar a rotina atribulada. Podem contribuir para sua saúde física, mental e emocional.
Você sabe o que é um hobbie? Certamente já ouviu essa palavra por aí, mas, se nunca entendeu direito, te explico rapidinho: hobbies são atividades que você faz por prazer, sem nenhum tipo de compromisso doméstico ou de trabalho. É algo que te traz satisfação, que te anima ou te acalma, depende do que você estiver precisando no momento.
E existem vários tipos de hobbies. Eles podem ser uma atividade física (como corrida, musculação, alguma dança ou esporte), podem ser algo relacionado à prática artística (por exemplo, desenhar, colorir, bordar, aprender um instrumento) ou até mesmo uma atividade doméstica, mas sem nenhuma obrigação, como cozinhar ou cuidar de plantas.
A grande sacada é que um hobbie é uma atividade livre de compromissos e obrigatoriedades. É algo que deve ser feito justamente para distrair das obrigações do cotidiano. E se você não tem um hobbie ainda, vamos ver algumas maneiras de conseguir inserir um ou alguns deles na sua rotina!
Leia mais: 10 hobbies que estimulam a saúde na terceira idade
Planejamento é a chave para o sucesso
Para ter um hobbie, é necessário ter tempo para praticá-lo. Parece algo meio óbvio, mas na nossa rotina tão atribulada acabamos não tendo nenhum tempo para nós mesmos. E um hobbie é, antes de tudo, algo que fazemos por nós mesmos. Então, procure uma brecha na sua semana para tentar encaixá-lo. Se for preciso, escreva seu dia a dia num papel, colocando seus horários e tudo o que você faz. Negocie espaços e ache um lugar para encaixar esse hobbie.
Liste hobbies de seu interesse
Ainda no papel, você também pode listar os hobbies que mais te agradam. Tente lembrar das atividades que mais te dão prazer e que você gostaria de ter mais no seu dia a dia. Se achar muito difícil, procure na sua infância as coisas que mais te deixavam feliz. Pode ser que isso ainda esteja dentro de você. Se você gostava de desenhar ou pintar, por exemplo, um curso rápido para aprender técnicas e começar a praticar pode ser uma boa ideia. Clicando aqui, você encontra outras sugestões.
Busque informações
Pode ser que seja difícil encontrar companhia ou até mesmo onde praticar o seu hobbie. Se não for algo que possa ser feito em casa, o ideal é que seja fácil se deslocar até o lugar dessa prática, principalmente se você tem uma rotina muito lotada de afazeres. Procure grupos virtuais com dicas de onde fazer seu hobbie e como se aperfeiçoar nele. Se você mora numa cidade do litoral e gosta de remar, existem vários grupos que você pode procurar para dar início a esse hobbie. Com o plus de conhecer pessoas interessantes que compartilham do mesmo interesse.
Mais do que um passatempo, um compromisso
Tente fazer do seu hobbie algo sério e se comprometa com ele. Mesmo sendo uma atividade prazerosa, tente respeitar o compromisso com você mesmo. Caso contrário, você vai acabar abrindo mão uma vez aqui e outra ali e não dando a atenção devida a esse seu momento de diversão e relaxamento. Lembre-se de que se divertir e relaxar é tão fundamental quando cuidar da casa e trabalhar.
Atenção para não transformar os hobbies em obrigação
Para uma boa manutenção do seu hobbie, é importante que ele não se torne um hábito monótono. Como fazer isso? Você pode sempre tentar inovar. Por exemplo, se pratica yoga, tente fazer novas posições e ficar mais tempo em outras. Ou se gosta de cozinhar salgados, experimente fazer algum doce etc. Desafie a si mesmo.