Confira essas dicas essenciais para produzir uma boa dissertação e mande bem nas suas avaliações.
A época de vestibular é uma das mais complicadas para estudantes que planejam entrar na universidade. As provas exigem, além de muito estudo, grande preparo emocional. E uma das partes mais desafiadoras delas é a redação. Portanto, confira agora algumas dicas de como fazer uma redação dissertativa.
Leia também: 7 dicas para fazer uma boa resenha crítica
O que é uma redação dissertativa e como escrever?
Numa dissertação, seu dever é expor seu ponto de vista sobre um dado tópico. Para isso, você deve criar e organizar argumentos convincentes que façam com que o leitor compreenda sua opinião sobre o assunto. Além disso, usar dados estatísticos e estudos científicos é de extrema importância para trazer credibilidade ao seu argumento.
Domínio da língua portuguesa, argumentação, raciocínio lógico e visão de mundo são algumas das capacidades avaliadas em uma redação dissertativa no vestibular. E a melhor forma de você garantir que está com todas essas habilidades em dia é exercitando.
Assim como você estuda para as demais matérias, você também deve estudar redação. Pratique toda a semana temas diferentes de redação, leia bastante e procure se informar. Esse é o primeiro passo para escrever uma boa redação, mas ele não é o único. Há algumas dicas que vão ajudá-lo a escrever redações nota 1000 no vestibular.
1. Faça um brainstorming
Antes de começar a sua redação, colete todas as informações que tiver e escreva todas as suas ideias sobre o tópico em um papel. Depois, organize-as em categorias para começar a estruturar as etapas da sua redação.
2. Seja objetivo
Procure apresentar seu ponto de vista de forma clara e explícita. Dar voltas sobre o assunto pode se tornar um fator negativo e demonstrar inseguranças sobre o conteúdo da sua redação. Além disso, se você não for claro corre o risco de tangenciar o tema. Evite palavras desnecessárias e frases ou parágrafos excessivamente longos.
3. Produza uma boa introdução
A introdução não deve ser um mero sumário do assunto que será abordado. Ela deve, de preferência, conter um resumo da tese que você irá defender. Na primeira frase, pode ser feito uma espécie de definição de termos ou uma advertência sobre a urgência e a atualidade do tema.
Exemplo: "O feminicídio é um problema sério e que demanda atenção do poder público. No Brasil, a cada hora, mais de 500 mulheres são agredidas."
Leia também: 10 dicas de como melhorar os seus estudos
4. Elabore um repertório sociocultural
Uma das partes de maior peso da redação é o conhecimento que você demonstra ter sobre o assunto falado. Segundo o ENEM, a redação avalia a sua habilidade de “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema”. Portanto, conhecer citações, dados confirmados por órgãos governamentais, leis e notícias comprovadas é de fato uma “carta na manga”.
Para não esquecer seu repertório, confira essas 6 estratégias de memorização poderosas para estudar.
5. Verifique a estrutura
Confira se a sua redação tem consistência, se a ordem de apresentação dos itens está correta. Se atente a possíveis saltos bruscos de uma ideia para outra, se o fim não incorre num anticlímax (que você poderia evitar mudando a ordem dos dois últimos parágrafos). Além disso, confira se você demarcou de forma correta o rumo da discussão.
6. Revise seu texto antes de entregar
Ao sentir que finalizou seu texto, releia-o para evitar erros gramaticais. Além disso, procure analisar se: foram abordados todos os pontos relevantes? Todas as suas ideias principais foram incluídas? Todas as informações importantes estão disponíveis? Se faça essas perguntas ao revisar sua redação pois é muito importante que as idéias estejam bem concatenadas.
Além disso, reveja a possível presença de jargões, clichês e sexismos na escolha de suas palavras.
Vestibulares são provas que exigem muito emocionalmente dos alunos. Por isso, além dos estudos, tire um tempo também para preparar sua mente e realizar os exames com calma.