Um estudo publicado na última quarta-feira (02), na revista científica Nature afirmou que o maior animal da história é possivelmente uma baleia que habitou a terra há cerca 40 milhões de anos. Os especialistas afirmaram também que as suposições foram elaboradas com base na descoberta de um esqueleto no Peru.
Com 20 metros de comprimento, até 340 toneladas e uma cabeça desproporcionalmente pequena, ele habitava o deserto na costa do Peru, quando ainda era coberto pelo que se conhece hoje como Oceano Pacífico.
De acordo com o estudo, o animal ultrapassa a baleia-azul e até os dinossauros. O Perucetus colossus, conhecido como “a baleia colossal do Peru”.
Um dos autores do estudo, o paleontólogo Eli Amson, que atua no Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, afirmou a VEJA que "assim que os colegas começaram a desenterrar as vértebras, ficou claro que estávamos lidando com algo excepcional — certamente um recorde”.
"Os fósseis foram realmente descobertos há 13 anos, mas por causa de seu tamanho e forma foram necessários três anos apenas para levá-los a Lima (capital do Peru), onde foram estudados desde então", explica Amson.
A pesquisa ainda destaca que esse achado muda completamente o conhecimento atual sobre a evolução dos cetáceos. Até agora, acreditava-se que o aparecimento dos primeiros gigantes dessa família era uma um evento recente, de cerca de 5 milhões de anos atrás, mas essa investigação mostra que eles são bem mais antigos e surgiram há pelo menos 30 milhões de anos.
Após a descoberta, os cientistas buscam continuar as escavações para encontrar fósseis mais completos, que possibilitem um melhor estudo da cabeça, por exemplo, ou a descoberta de outros animais do mesmo período.
Para isso, o grupo organizou uma campanha de financiamento coletivo objetivando obter 25 mil francos suíços, o equivalente a 136 mil reais, para bancar a manutenção da pesquisa. Confira aqui.