O verão está no ar e muita gente aproveita a época para viajar, assim, trouxemos algumas cidades brasileiras pouco badaladas e ótimas para você explorar.
Você já acompanhou com a gente os 20 melhores lugares para viajar no Brasil durante o verão. Porém, como nosso país possui dimensões continentais, sempre existe um novo destino para desbravar. Certo? Por isso, resolvemos trazer uma lista com cidades brasileiras pouco badaladas, mas que são excelentes destinos para você conhecer.
Leia também: 30 melhores frases de viagem para usar nas redes sociais
Sendo assim, confira abaixo nossa lista com 15 lugares incríveis em terras brasileiras. Será que você conhece algum deles?
15 cidades brasileiras ótimas para viajar
Quando se vive numa cidade considerada grande, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde e bem-estar. Dentre eles, fugir do caos destas mega cidades é fundamental para manutenção desses fatores. Seja curtindo a natureza por meio de cachoeiras, praias e trilhas, ou aproveitando passeios mais mansos e tranquilos de cunho histórico e cultural, o certo mesmo é que viajar é excelente para qualquer um.
Por isso, esta lista que você irá conferir, conta com a apresentação de 15 cidades brasileiras que estão fora da classificação de "cidades grandes". Deste modo, ao chegar o período da sua viagem de fuga do caos, você terá mais opções de passeios e lugares para serem explorados.
1. Penedo (RJ)
O primeiro destino da lista está no Rio de Janeiro. Longe da caótica e desejada capital fluminense, assim como, igual distante das praias paradisíacas da Costa Verde e Região dos Lagos, encontramos a charmosa e serrana Penedo.
Distrito de Itatiaia, o local possui forte influência da sua ancestralidade finlandesa. Com gastronomia impecável, e arquitetura singular, Penedo também oferece passeios de tirar o fôlego. Cercada por muito verde, ela abriga incontáveis cachoeiras, trilhas e mirantes.
Não fosse o suficiente, Penedo é vizinha do famoso Parque Nacional do Itatiaia. Conhecido no mundo inteiro por ser um paraíso na Terra, este que é o primeiro parque nacional do Brasil, é simplesmente deslumbrante.
2. Teresópolis (RJ)
Localizada a cerca de 96km do Município do Rio de Janeiro, Teresópolis também é uma cidade serrana. Portanto, com temperaturas abaixo das praticadas na badalada capital.
Se você não é do RJ, pode ser que já tenha escutado falar dela por conta da seleção brasileira de futebol. Pois é lá a sede do Centro de Treinamento da CBF. A propósito, o local é um dos pontos turísticos mais agitados da cidade.
Leia também: Como viajar com crianças com conforto e tranquilidade
Todavia, se você está buscando maior integração com a natureza, saiba que Teresópolis abriga a Serra dos Órgãos. Procurada por ser um excelente lugar de práticas esportivas de montanha, como rapel e escalada. Além disso, ainda há mais de 200km de trilhas com cachoeiras, rios, quedas d'água e paisagens estonteantes.
De noite, "Terê" conta com ótimas opções de gastronomia e nos finais de semana ainda promove diversas feirinhas a céu aberto com muito artesanato, cultura e gastronomia locais.
3. Capitólio (MG)
Localizada no coração de Minas Gerais, Capitólio é uma das cidades brasileiras mais encantadoras possíveis. Em verdade, este destino é perfeito para quem está querendo desacelerar.
Construída entre montanhas, Capitólio é rica em vales, cânions e mata. Assim, oferece aos seus visitantes muito contato com a natureza. Lá, também é possível acessar o imponente Parque Nacional da Serra da Canastra. Conhecido por sua dimensão, o parque preserva fauna e flora exuberantes.
4. Poços de Caldas (MG)
Ainda em Minas Gerais, mas quase em São Paulo, temos Poços de Caldas. A cidade mineira é opção perfeita para casais que buscam colocar um romantismo na relação. Porém, também pode ser curtida em família ou grupo de amigos.
Com estilo bucólico, Poços de Caldas é uma cidade charmosa com excelentes passeios ao céu aberto que promovem o bem-estar e cuidam da saúde, como um percurso de spa e mergulhos na cachoeira Véu de Noiva.
5. São José dos Campos (SP)
Com fortes tradições do interior paulista, São José dos Campos carrega muita história de São Paulo e do Brasil. Localizada no Vale do Paraíba Paulista, a cerca de 80 km da capital, ela é opção para quem desejam curtir monumentos históricos e belezas naturas.
Lá, você pode curtir desde o Parque da Cidade, com jardins projetados pelo famoso paisagista Burle Marx, até o Museu do Folclore e suas exposições didáticas. Não obstante, em São José dos Campos você também aproveita a Reserva Ecológica Augusto Ruschi e desfruta de um pôr do sol fora de série no Mirante do Banhado.
6. Atibaia (SP)
No interior de São Paulo, Atibaia possui o título de estância climática e é um lugar perfeito para quem deseja fugir das grandes cidades. Suas temperaturas são amenas quase o ano inteiro, as belezas são de impressionar qualquer um e as opções de hospedagem são impressionantes.
Leia também: 19 dicas para ser um mochileiro e economizar na viagem
Atibaia também é lar da tradicinal Festa de Flores e Morangos, que acontece todo ano, durante o mês de setembro. Todavia, cercada por parques naturais, a cidade é point dos amantes da natureza. Portanto, excelente para quem quer se desintoxcar.
7. Iguaçu (PR)
Iguaçu é onde encontramos uma mais maravilhas do mundo. As famosas Cataratas do Iguaçu! Base nacional para exploração de belezas, a cidade é uma das principais na divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai.
Desta forma, além de aproveitar da natureza que se faz presente por lá, os seus visitantes ainda podem fazer compras nos países vizinhos.
8. Maringá (PR)
Com aproximadamente 420 mil habitantes, Maringá é uma cidade modelo na conciliação de crescimento econômico e preservação ambiental. Extremamente bem planejada, ela chama atenção por suas avenidas e ruas muito largas e precisas.
Além disso, os parques se fazem presentes por toda a cidade. Não obstante, Maringá chama atenção pela mistura cultural. Com descendência japonesa, alemã, árabe, portuguesa e italiana, a cidade é fruto de uma pluralidade de cultura que se faz presente até hoje em seus folclores, construções e dia a dia.
9. Cidade de Goiás (GO)
No vídeo produzido pelo canal Destino Futebol Clube, vemos a Cidade de Goiás, mais conhecida como "Goiás Velho". a Cidade de Goiás foi sede do governo do estado até 1933. O município tombado como patrimônio da Unesco em 2001, carrega muito da nossa história e os visitantes podem visitar espaços como a casa da poeta Cora Carolina e outros museus.
Fora isso, a cidade preserva uma arquitetura colonial e goza de excelente gastronomia local. Goiás Velho também tem a Serra Dourada, local perfeito para maior conexão com a natureza.
10. Domingos Martins (ES)
Berço da imigração italiana, polonesa e alemã, o município de Domingos Martins carrega seus traços ancestrais até hoje. Seja na arquitetura, na cultura ou gastornomia, o visitante não terá dúvidas da origem dos habitantes da região.
Com quase 35 mil habitantes, Domingos Martins preserva todas as suas belezas naturais com muita atenção e cuidado. Talvez seja por isso que possui o apelido de "Cidade do Verde".
11.Natividade (TO)
O canal do Wesley Simon traz uma das maravilhas do Tocantins. Com igrejas do período colinal, prédios e arquiteturas de diferentes séculos, a cidade de Natividade preserva a memória do estado do Tocantins. Importante no ciclo do ouro, hoje o local se destaca pela fé e suas festas religiosas, como a do Divino Espírito Santo.
Vale dizer também que a cidade é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional e talvez seja uma das menos cidades da nossa lista, com apenas cerca de 10 mil habitantes.
12. Óbidos (PA)
Talvez a cidade mais impactante de todas, óbidos cresceu às margens do Rio Amazonas e hoje possui mais ou menos 49 mil habitantes. Com muitas casas em estilo colonial e um centro histórico muito bem conservado, há muito o que se ver na cidade. Porém, é bom que o condicionamento físico esteja em dia, porque são muitas ladeiras por lá.
Nos arredores da cidade, os visitantes se deparam com belezas naturais indescritíveis, como o igarapé de Curuçambá, com águas transparentes, e os lagos Mamaurú, Santa e Arapuca. Fora isso, do Forte Pauxis, construído no século 17, é possível apreciar os botos no rio Amazonas.
13. Piranhas (AL)
Indo para região nordeste, você precisa conhecer Piranhas. Com menos de 30 mil habitantes, esta pequena cidade é banhada pelo Rio São Francisco e possui um conjunto arquitetônico dos mais preservados do Brasil.
Não à toa ganho o título de Patrimônio Histórico Nacional. A cidade também ficou muito conhecida por ter sido o local onde as cabeças de Lampião e seu bando ficaram expostas. Inclusive! Um dos passeios imperdíveis do município é exatamente a Rota do Cangaço.
Leia também: 7 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas
Além disso, os artesanatos e culinário misturados a uma noite agitada no centro histórico, prometem boas diversões para os turistas.
14. Guaramiranga (CE)
No vídeo acima, produzido pelo canal Dream Big, podemos ver um pouco de Guaramiranga. Cidade localizada na região serrana do Ceará. A 110 km de Fortaleza, o município possui um clima agradavél em boa parte do ano. Com boa preservação de arquitetura história e belas paisagens, ela se faz destino perfeito para quem quer tranquilidade.
A cidade também recebe um aclamado Festival de Jazz e Blues, que conta com a participação de atrações consagradas no cenário mundial e novos talentos em potencial de crescimento.
15. Campo Maior (PI)
Com cerca de 46 mil habitantes, o município de Campo Maior também é conhecido como "Terra dos Carnaubais". O apelido é referência a sua enorme quantidade de carnaúbas.
O destaque da cidade está no Açude Grande, cercado por um calçadão que serve como ponto de encontro para entretenimento de moradores e visitantes. De lá, também pode ser visto um pôr do sol lindo e marcante.
Abaixo, você pode conferir um pouco da cidade com o vídeo produzido pelo canal Diário de Bordo de um Caminhoneiro:
Agora que você já tem várias opções de lugares para desbravar, que tal conferir nossas 10 dicas para viajar com tranquilidade e sem gastar demais? E para ficar por dentro de mais dicas, não se esqueça de nos acompanhar no Facebook, instagram e Twitter.