O último final de semana foi marcado por um evento celestial único na cidade de Monte Castelo, em Santa Catarina. Câmeras de monitoramento registrou a longa trajetória feita por várias estrelas cadentes entre a noite do dia 10 e a madrugada do dia 11 de junho.
A observação astronômica em questão trata-se do flagrante de mais de 200 meteoros no céu catarinense.
Leia também: Saiba como participar de missão da Nasa e entre para a história
Os meteoros, também conhecidos como estrelas cadentes, são corpos celestes que entram na atmosfera terrestre em altas velocidades. Eles são compostos principalmente por detritos cósmicos, pequenas rochas e fragmentos de cometas ou asteroides. Esses detritos se originam de rastros deixados por cometas enquanto fazem a própria órbita ao redor do Sol.
Ao entrar em contato com a atmosfera, esses corpos se incendeiam devido ao atrito, criando um brilho intenso no céu.
Como aconteceu a chuva de meteoros em SC
De acordo com Jocimar Justino, integrante da Rede Brasileira de Observações de Meteoros (Bramon), os primeiros registros da chuva de meteoros aconteceram por volta das 18h30 do último sábado (10).
O astrônomo também informou sobre a característica do evento. "A princípio foram meteoros do tipo mais comum, ou seja, não foram classificados como bólidos ou fireballs (as populares "bolas de fogo") que são meteoros que causam um grande clarão no céu", explicou Justino ao G1.
Leia também: Descoberto buraco negro 30 bilhões de vezes mais pesado que o Sol; entenda
Ele também afirmou que, em noites favoráveis, é comum observar uma gama de meteoros de menor magnitude. Isso se deve aos constantes avanços tecnológicos e fotográficos.
Assista à chuva de meteoros que ocorreu em Santa Catarina:
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também a matéria "A ciência afirma: seu cérebro pode se regenerar"!