A ANATEL, estipulou que até 29 de setembro, todas as capitais deverão ter 5G. Mas como saber se o seu celular é compatível? Confira conosco.
Redação | 5 de Setembro de 2022 às 11:19
A tecnologia 5G chegou em mais uma capital brasileira. Na última quinta-feira (4), A Zona Sul e Centro de São Paulo passaram a contar com o sinal. Se o seu celular é compatível com o 5G, significa dizer que agora você terá conexão 5G em 25% do município paulista.
Antes de São Paulo, a tecnologia já se encontrava disponível em Brasília, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte. Mas, se você não é dessas cidades, não se preocupe, porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou que até 29 de setembro todas as capitais do país deverão ter conexão 5G.
Com a promessa de revolucionar o mundo em que vivemos, a tecnologia 5G disponibiliza uma conexão de velocidade média de 1 Gigabit (Gbps). Ou seja, 10x mais do que o oferecido pelo atual 4G, que entrega no máximo 20 Gbps.
Fora isso, a tecnologia 5G promete reduzir a latência, ou seja, o atraso na transmissão de dados. Com isso, poderemos ver uma transformação no uso de outras tecnologias e aparelhos. Porque, com a menor latência e maior velocidade, poderemos estabelecer conexão direta entre objetos e a rede.
Essa conexão entre as máquinas permitirá o surgimento de cirurgias a distância, comercialização de carros sem condutores, otimização da produção industrial etc.
O primeiro passo é estar numa cidade com o sinal 5G. Depois, é preciso ter um aparelho celular compatível com a tecnologia. Se o seu celular for daqueles clássicos, talvez seja a hora de mudar. Contudo, como você pode saber se o seu celular é compatível ou não com o 5G?
Leia também: Celular com o mesário: TSE tem nova regra para garantir sigilo nas eleições
Primeiro, você precisa saber que somente os aparelhos homologados pela Anatel podem ser comercializados com a promessa de suporte do 5G. Sabendo disso, é possível conferir se seu celular é compatível, acessando o site da Agência. Se ele for compatível, você só precisa ligar o aparelho. Porque, ele irá conectar sozinho com a rede 5G.
Caso o seu aparelho seja novo, mas você não o localiza na lista, não se desespere, porque a Anatel ainda está fazendo a atualização da lista. Enquanto isso, seguem abaixo alguns modelos já disponíveis.
Leia também: Celular roubado ou perdido? Saiba como rastrear seu Android ou iPhone