A cantora faria 42 shows ao redor do mundo durante a turnê "Courage"
Carol Ávila | 26 de Maio de 2023 às 13:50
Um comunicado no perfil do Instagram da cantora Céline Dion informou, nesta sexta-feira (26), o cancelamento oficial da turnê mundial "Courage". A decisão deve-se aos problemas de saúde de Dion, que sofre de síndrome da pessoa rígida (SPR).
"Não é justo para vocês continuar adiando os shows, e mesmo que isso parta meu coração, é melhor cancelarmos tudo agora até que eu esteja realmente pronta para voltar aos palcos novamente. Quero que todos saibam que não vou desistir… E mal posso esperar para vê-los novamente!", escreveu a cantora na legenda do comunicado no Instagram.
Leia também: Giovanna Ewbank chora ao contar sobre síndrome do filho
A turnê estava prevista para iniciar em agosto deste ano. Segundo a assessoria de Céline Dion, todos os ingressos comprados para os 42 shows serão reembolsados. Dion revelou o diagnóstico da SPR em dezembro de 2022.
A síndrome da pessoa rígida (SPR), também conhecida como síndrome de Moersch-Woltman, é uma doença neurológica rara e crônica que afeta o sistema nervoso central. Seus principais sintomas incluem rigidez muscular progressiva e espasmos involuntários, resultando na incapacidade de movimentação adequada do corpo.
Leia também: TDAH: Cleo Pires se abre sobre tratamento do transtorno
Além dos sintomas motores, a SPR também pode causar outros problemas de saúde, como distúrbios do sono, alterações na pressão arterial, problemas de deglutição e dificuldades respiratórias. Os sintomas podem piorar ao longo do tempo a depender de cada organismo.
Até o momento não foi descoberta a cura para a SPR, mas o tratamento visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O uso de medicamentos, terapia física e ocupacional, e medidas de suporte, como dispositivos de auxílio à mobilidade, costumam ser eficazes para o tratamento.