Suspeitos de matarem o ator Jeff Machado irão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Laura Oliveira | 5 de Junho de 2023 às 11:02
O caso Jeff Machado é um dos mais falados atualmente. O ator de 44 anos estava desaparecido e teve seu corpo encontrado em um baú concretado a dois metros de profundidade em um terreno no Rio de Janeiro.
O desaparecimento e assassinato de Jefferson Machado da Costa foi investigado pela Polícia Civil do Rio e dois suspeitos já foram identificados e irão responder por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), a causa mais provável da morte do ator é asfixia por estrangulamento. Entenda a seguir todo o caso e saiba todos os pontos da investigação até o momento!
Jeff Machado estava desaparecido desde o fim de janeiro de 2023. Sua família começou a desconfiar após uma mudança no estilo de mensagens, que começaram a aparecer com muitos erros. A mãe, Maria das Dores Machado, alega que perdeu o contrato com o filho através de áudios e chamados de vídeo.
Leia também: Mãe de Jeff Machado dá relato de partir o coração sobre morte do filho: "Dor na Alma"
Jeff era dono de oito cães da raça Setter. Depois de seu sumiço, eles foram abandonados na Zona Oeste do Rio. Através de um chip de localização, a ONG Os Indefesos, que resgatou os cachorros, tentou contato com o tutor.
Segundo as investigações, a localização dos animais foi essencial para o esclarecimento do caso.
Após a polícia confirmar que as mensagens no WhatsApp não estavam sendo enviadas por Jeff Machado, no dia 4 de fevereiro, o desaparecimento do ator foi registrado na polícia.
As investigações concluíram que o crime foi cuidadosamente planejado. Iniciando pelo aluguel de uma casa em Campo Grande que, 42 dias depois, viria a ser o local do crime.
No dia 23 de janeiro, Jeff e os dois outros suspeitos se reuniram. Foi neste momento em que o ator foi dopado, estrangulado, colocado em um baú de madeira e concretado na casa em Campo Grande. Depois disso, os criminosos tentaram vender a casa e o carro do ator, se livraram de seus cachorros e tentaram fingir preocupação aos familiares.
Através da localização dos cachorros e do paradeiro dos suspeitos com o corpo de Jeff, a polícia encontrou o corpo no terreno na Zona Oeste do Rio. As digitais do ator possibilitaram que o IML identificasse o corpo.
De acordo com os investigadores, Jeff era a 'vítima perfeita' e teve seu sonho de deslanchar como ator usado contra ele.
Os dois suspeitos de matar Jeff Machado são Bruno de Souza Rodrigues, amigo do ator, e o garoto de programa Jeander Vinicius da Silva Braga.
Até o momento, se sabe que Bruno, ex-produtor de TV, estava com as chaves do carro e da casa do artista e seus cartões bancários. Foi ele quem registrou o desaparecimento do ator.
Jeander, de 29 anos, ainda não havia sido apontado como suspeito e, de acordo com as investigações, mantinha uma relação próxima com a vítima.
Jeff esperava sua chance de ter um grande papel na televisão. De acordo com a polícia, Jeff pagou R$ 20 mil ao ex-produtor de TV Bruno de Souza Rodrigues, com a promessa de que teria oportunidade de atuar em uma novela. Como o prometido não foi cumprido, Jeff teria pressionado o ex-produtor e essa teria sido a motivação do crime.
A Justiça decretou prisão temporária dos suspeitos. Até o momento, Bruno de Souza Rodrigues ainda é considerado foragido. A Polícia Civil do RJ prendeu o outro suspeito, Jeander, em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio.
Veja cena cortada pela Globo que gerou polêmicas e acusações de crime na Internet
Ator de That ’70s Show é condenado por estupro
Mãe de Jeff Machado dá relato de partir o coração sobre morte do filho: "Dor na Alma"
Droga do estupro: três pessoas são presas por comercializarem a GHB no Rio de Janeiro e São Paulo
Alec Baldwin é acusado oficialmente de homicídio; entenda o caso
15 séries sobre crimes reais para ver na Netflix