Muitas pessoas sonham em casar na praia. Porém, nem sempre sabem o que é preciso para realizar um casamento na praia. Então confira as dicas
Muitos casais fogem do tradicional casamento na igreja e buscam um lugar alternativo para realizar a cerimônia. Alguns fazem em casas de festas, outros em estádio de futebol. São inúmeras possibilidades, porém, se você deseja realizar um casamento na praia, esse texto é para você!
Com uma bela paisagem, o clima de romantismo e uma pincelada de informalidade, a praia se faz um excelente local para a realização desse sonho. Mas para ter uma cerimônia na praia impecável, é necessário se atentar para alguns pontos importantes.
Quanto custa um casamento na praia?
Esta costuma ser a primeira pergunta de quem sonha em casar na praia. No entanto, é impossível dizer com exatidão quanto custa fazer um casamento na praia. Isso porque cada casal possui uma realidade. É a mesma lógica para casamento em outro espaço.
Leia também Casamento: o bom humor é o segredo do sucesso
Deve ser levado em consideração o estilo do casal, a expectativa do espaço, quantos convidados, se será um lugar mais afastado ou de fácil acesso… de certo, é que um casamento na praia demanda planejamento com maior antecedência.
Pois além de baratear o preço dos fornecedores, é preciso estar em sintonia com o clima, tempo e burocracia.
O que é necessário
Escolher uma praia
Em primeiro lugar, para realizar o casamento dos sonhos, os noivos precisam chegar no consenso do local em que desejam realizar o casamento. Então para começar essa conversa, nossa dica é que o foco esteja em praias mais afastadas da cidade e/ou do fácil acesso. Porque desta forma, será reduzida a possibilidade de penetras ou algum tipo de incomodo gerado por outras pessoas na praia.
Mas é claro que, ao dizer que os noivos devem focar em praias mais reservadas, não estamos dizendo para irem para aquelas praias que são uma aventura para chegar. Pois é preciso lembrar que podem ocorrer imprevistos. Portanto, os fornecedores não podem ter grandes problemas com a logística.
Ademais, há uma questão sobre os convidados. Porque nem todas as pessoas da lista estarão em condições de se aventurarem. Não é verdade?
Hospedagem
Escolhida a praia. Uma boa dica para os noivos, é fazerem uma checagem nas possibilidades de hospedagem naquela região. Muitas vezes, ter noivos e convidados hospedados próximo ao evento, acaba sendo a opção mais segura para o sucesso.
Ainda sobre a hospedagem, lembre-se que existe alta e baixa temporada. Logo, não esqueça que o ideal é escolher uma data de baixa temporada. Porque assim os preços da hospedagem serão menores e a praia provavelmente menos frequentada.
Não deixe de utilizar sites e plataformas de hospedagens, como a Trivago.
Para finalizar esse tópico. Caso exista a possibilidade de visitar praia e hospedagem antes de definir o casamento, faça! Porque a vivência é melhor do que qualquer pesquisa de fotos ou vídeos.
Burocracia de um casamento na praia
Após chegarem ao veredito sobre o local da cerimônia e se terão que realizar hospedagem ou não. O casal deve correr atrás da parte burocrática deste sonho.
Um casamento na praia, exige um conjunto de autorizações da prefeitura e dependendo da praia, também será preciso recorrer aos órgãos de proteção ambiental. Portanto, é necessário entrar em contato com a prefeitura local, para que se tenha todos os documentos necessários.
Busque a documentação necessária com 6 meses de antecedência!
Vale ressaltar também que, em caso de hospedagem, essa documentação é fundamental para confirmação da data. Porque sem ela, você não poderá realizar sua cerimônia, logo, estará gastando dinheiro e tempo de hospedagem de bobeira.
Plano B para um casamento na praia
Lembre-se do que falamos sobre estar atento ao clima e ao tempo. Então tenha em mente uma segunda ou até uma terceira opção de praia. Para caso o seu plano A tenha que ser deixado de lado.
Aqui, é importante lembrar que você deve levar em consideração se o seu casamento será com os pés na areia, ou se será em um local fechado. Ou seja, dentro de uma pousada ou algo do tipo na beira da praia.
Existe horário certo para um casamento na praia?
Não! Isto fica a critério do casal. Contudo, a cerimônia com a luz natural valoriza mais os registros de imagens e vídeos. Além disso, a luz natural é capaz de transformar o ambiente do evento de forma ímpar e surpreendente.
Casamento com a Luz do dia
Não é o mais aconselhável. Muita gente escolhe casar na praia, porque ama a ideia do sol e do mar, porém, casar no período da manhã não costuma ser uma boa opção.
Isto porque é um período de sol forte, então, o calor provavelmente gerará desconforto nos noivos e convidados, além de incomodar os olhos e dificultar demais o trabalho de registros fotográficos.
Casamento com a Luz do pôr do sol
Tende a ser a melhor seleção para o evento. Pois é um momento em que a temperatura está mais agradável, há o espetáculo de cores no céu e paisagem e a equipe de fotografia irá ter mais conforto e ferramentas para registrar seu sonho.
Casamento com a Luz da Noite
Como o evento estará mais afastado das luzes da cidade, cerimônia à noite costuma ter um céu formidável que dá um ar sem igual ao casamento. Contudo, tende a necessitar de luzes artificias.
Sendo assim, é preciso ter cuidado para não atrapalhar o trabalho de registro das fotos.
Qual é a vestimenta perfeita para um casamento na praia?
Vestido de Noiva
O sonho da areia traz pinceladas de liberdade e informalidade. Mas, uma das razões disto acontecer, é o fato de a areia fofa dificultar os famosos vestidos de cauda e o vento atrapalhar o véu.
Portanto, uma ótima pedida para a noiva é a ideia do vestido curto.
Sapatos para noiva
Fuja do salto alto e/ou fino. Se casar descalça não for uma opção, escolha sandálias ou rasteirinhas. E lembre-se que você estará lidando com um solo fofo!
Penteados
Seja noiva, madrinha, dama ou convidada. Inspire-se no simples. Na praia ou ao ar livre, o menos é mais.
Roupa de noivo
No caso do noivo, o ideal é que a roupa escolhida seja leve e fresca. Aqui, não há problemas em escolher por cores claras, então bota a criatividade pra jogo sem medo de ser feliz.
Roupa dos convidados
O casal pode e deve informar aos convidados a roupa esperada. Porém, é necessário reforçar a informalidade que a praia pede. Então, não se preocupe com roupas mais leves, frescas e coloridas.
Na verdade, essas opções irão deixar seus convidados mais confortáveis e alegres!
Conforto para os convidados do casamento na praia
Para os seus convidados, vale pensar no conforto. Então, é importante ter um espaço destinado a troca de roupas, além de preparar lembrancinhas que ajudem a combater o calor e cuidar da saúde. Por exemplo: Protetor solar, sandália e objetos para refrescar.
E essas foram algumas dicas para realizar o seu sonho de casamento. Agora, é contratar uma boa assessoria, botar a mão na massa e preparar os convites do seu evento. Ademais, para essas e mais dicas, confira o conteúdo do nosso site.