Quem é canhoto usa predominante o lado esquerdo do corpo, ou uma parte dele. Sua causa fisiológica é uma maior atividade, e maior desenvolvimento, do lado
Thaís Garcez | 7 de Maio de 2020 às 18:00
Quem é canhoto usa predominante o lado esquerdo do corpo, ou uma parte dele. Sua causa fisiológica é uma maior atividade, e maior desenvolvimento, do lado direito do cérebro. Na pessoa destra, ocorre o oposto: o lado esquerdo do cérebro é o mais desenvolvido.
A História mostra que os canhotos sempre foram vistos com estranheza. Por exemplo, na Europa medieval, eles eram considerados bruxos. Hoje o canhotismo é mais aceito. Embora alguns distúrbios – como a gagueira e o autismo – já tenham sido relacionados a ele.
O canhoto parece de fato ter maior dificuldade para aprender, mas isso em geral se dá porque algumas técnicas, como a escrita, lhe são ensinadas como se ele fosse destro. Na verdade, o canhoto é obrigado a viver num mundo feito para destros, com tesouras e toda sorte de utensílios raramente projetados para ele.
As inconveniências do canhotismo são insignificantes se comparadas aos danos que se pode causar tentando obrigar uma criança canhota a se tornar destra. Por isso, não se preocupe se o seu filho mostrar preferência pelo uso da mão esquerda. Se a criança canhota for obrigada a usar a mão direita, a pressão exercida sobre ela pode causar alguns problemas, que talvez fiquem evidentes na organização da linguagem (manifestando-se como dislexia e gagueira) e no surgimento de distúrbios motores (como descoordenação e tiques nervosos) e distúrbios emocionais (como emissão involuntária de urina ou enurese).
Além disso, nenhuma tentativa de forçar a criança a se tornar destra terá êxito se ela for geneticamente canhota. O canhotismo (assim como a destreza) é congênito. Por volta dos dois anos, é possível determinar se a criança será ou não canhota.
Antes dessa idade, porém, é impossível definir esse traço porque ela usa as duas mãos indistintamente.