Pesquisadores do Museu Guggeheim, em Nova York, encontraram um elemento inusitado em dos quadros do espanhol Pablo Picasso (1881-1973). A obra "Le Moulin de la Galette" (1970), de autoria do artista, tem um cachorro "escondido" na pintura.
Leia também: Dono do cachorro mais velho do mundo revela o segredo do pet viver tanto.
A descoberta que também contou com a participação de especialistas do Metropolitan Museum of Art e da Nationall Gallery of Art, em Washington D.C., só foi possível graças a um trabalho de conservação e tratamento da obra. O cão de cor laranja estava coberto por uma camada forte de tinta escura.
De acordo com o museu, a ocultação do animal provavelmente foi resultado da evolução da composição final do quadro. A intenção de Picasso ao passar a tinta marrom sobre o animal era a de chamar mais atenção para o espaço e as personagens presentes na obra. No entanto, o contorno da cabeça do bicho ainda ficou perceptível aos olhos mais atentos.
Julie Barten, conservadora sênior de pintunras do Museu Guggeheim, afirmou à CNN que a descoberta foi possível graças a uma técnica que detecta a presença de elementos químicos sobre pinturas, através do uso de raios-X fluorescentes. Confira abaixo:
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!