Confira quem foram os outros artistas brasileiros além de Anitta que já concorreram e venceram o Grammy Awards.
Redação | 17 de Novembro de 2022 às 16:25
Nesta terça-feira (10) foi anunciado que a cantora Anitta foi indicada ao Grammy Awards 2023 na categoria “Artista Revelação do Ano”, tornando-se a quarta mulher brasileira a ser nomeada ao prêmio.
Logo após o anúncio, Anitta usou as redes sociais para comemorar e agradecer a indicação.
“Uau! Uau, uau, uau… Nunca na vida eu imaginaria esse momento chegando. Eu sou do Brasil, gente. Quer dizer… Uau! Sem palavras. Obrigada, obrigada, obrigada… Para sempre grata. Perdendo ou ganhando esse é uma grande conquista que eu nunca imaginaria ter. Muito amor para todos os indicados que estão fazendo história”, escreveu a cantora.
A indicação da artista gerou enorme repercussão entre os seus fãs e todos os brasileiros. Anitta é uma forte representante do Brasil na premiação americana e carrega consigo o peso de ser a primeira funkeira a ser indicada ao Grammy.
Ao longo da carreira, a cantora carioca carrega inúmeras conquistas como vencer o VMA 2022 e alcançar a posição ‘Top 1’ no Spotify. Além das conquistas na música, Anitta mudou a definição da palavra ‘patroa’ no dinocionário.
Contudo, a cantora não é a única brasileira que concorreu à indicações no Grammy Awards, existiram muitos outros artistas que puderam trazer prêmios para o Brasil.
O maior vencedor de Grammys do Brasil. O violonista Laurindo de Almeida foi indicado ao Grammy 14 vezes, vencendo 5. Em 1960, ganhou como melhor performance clássica vocal ou instrumental e como melhor performance clássica solo ou duo instrumental; em 1961 como melhor performance clássica solo ou duo instrumental e melhor composição contemporânea clássica e em 1964, como melhor performance de jazz instrumental – grupo grande ou solo com grupo grande.
Vencedora em 2016 por Melhor Álbum de Jazz Latino por “Made in Brazil” e em 2017, vencedora por Melhor Álbum de Jazz Latino por “Dance of Time”.
Indicada em 2020 na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino com o álbum “Sorte!”
Indicada em 1965 na categoria a Artista Revelação, a Melhor Performance Feminina Pop com “The Girl From Ipanema” e vencedora no mesmo ano como Gravação do Ano com “The Girl From Ipanema”.
O compositor carioca Tom Jobim também foi indicado na categoria Artista Revelação em 1965. Em 1966, o artista foi indicado e vencedor com Melhor Álbum de Jazz Latino por “Antônio Brasileiro”.
O cantor baiano João Gilberto venceu em 1965 na categoria Álbum do Ano com “Getz”, disco feito em parceria com o norte-americano Stan Getz. Entre 1959 e 1964, o artista também concorreu ao prêmio de “Melhor Performance Pop Masculina” com o mesmo projeto.
Em 1993, Sérgio Mendes venceu o Grammy na categoria Melhor Álbum de Música Global com álbum “Brasileiro”.
O baiano Caetano Veloso venceu o Grammy em 1998 na categoria Melhor Álbum de Música Global pelo álbum “Livro”.
Gilberto Gil ganhou a categoria Melhor Álbum Contemporâneo de Música Global no ano 2000 pelo projeto “Eletroacústico”.