Apenas cinco brasileiras tiveram a honra de serem homenageadas com versões próprias da boneca mais famosa do mundo.
Barbie é o assunto do momento. A boneca mais famosa do mundo terá seu primeiro filme live action, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie. O longa chegará no brasil na próxima quinta-feira (20). No entanto, não é só por conta de polêmicas envolvendo o longa-metragem, como o banimento da obra no Vietnã, e a volta da tendência barbiecore, que o brinquedo está em alta.
A Barbie nunca saiu de moda! Além de ser o desejo de muitas crianças, a boneca é item de colecionador, com modelos avaliados em milhões! Além disso, o brinquedo é uma maneira de homenagem, tendo versões feitas para personalidades como a Rainha Elizabeth II, Shakira e até mesmo algumas brasileiras. Saiba quais!
5 brasileiras que viraram Barbie e vão te impressionar
Apenas cinco mulheres no Brasil se tornaram Barbie, todas são de profissões diferentes e representam alguma inspiração.
5. Jaqueline Goés
Jaqueline Goés de Jesus é biomédica e cientista. A brasileira teve destaque por fazer parte da equipe responsável pelo primeiro sequenciamento genético do coronavírus na América Latina. A biomédica levou apenas 48 horas, após a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil, em fevereiro de 2020, para fazer o sequenciamento do vírus. Tempo este bastante abaixo da média mundial de 15 dias.
Goés foi homeageada pela Mattel em 2021, com uma Barbie da linha "Mulheres Inspiradoras", edição em que a marca selecionou seis mulheres que foram fundamentais na luta global contra a pandemia de Covid-19.
4. Ana Paula Padrão
Ana Paula Padrão foi a primeira mulher brasileira homenageada pela Mattel. Na época, a jornalista era âncora do "jornal da Record", no entanto, a jornalista ganhou visibilidade mundial por comentar o "Jornal da Globo", entre 2000 e 2005.
A profissional inspirou a criação da Barbie âncora de telejornal, e foi a personalidade escolhida por meio de uma pesquisa realizada pela Mattel Brasil. O brinquedo inspirado em Ana Paula foi customizado pelo artista plástico Marckie Benchayaé.
Ainda que muito desejada pelo público, a Barbie da jornalista não foi para as lojas. Essa versão da boneca foi leiloada e teve a renda revertida para a ONG Make-a-wish-Brasil, no aniversário de 30 anos da instituição.
3. Iza
Iza foi a última brasileira homenageada pela Mattel. A versão da boneca inspirada na cantora foi lançada em novembro de 2022, em uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. A cantora foi selecionada pela Mattel pelo sucesso profissional e por ser um símbolo inspirador para meninos e meninas de todo o mundo.
A artista, além de defender a representativadade de crianças negras nos brinquedos, já tinha confessado gostar de brincar com a boneca na infância, ainda que não se enxergasse naquele universo.
2. Doani Emanuela Bertain
No Dia Internacional da Mulher de 2022, a Mattel selecionou 12 mulheres consideradas ícones femininos com o objetivo de encorajar meninas ao redor do mundo a se tornarem barbas. Uma das escolhidas foi a brasileira Doani Emanuela Bertain.
Doani é professora e fundadora do canal do Youtube "Sala8". Ela foi a pioneira em fazer vídeos para ajudar seus alunos surdos e com déficit de atenção. Na plataforma de vídeos, a educadora ensina matemática, português, geografia e ciências em português e em Libras.
1. Maya Gabeira
Em 2019, a surfista Maya Gabeira quebrou o recorde de surfar a maior onda registrada entre mulheres. Motivo este que levou a atleta a ser a primeira brasileira homenageada na linha "Mulheres inspiradoras".
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!