Pesquisadores brasileiros são orgulho para o país e 16 estão nomeados no ranking Highly Cited Researchers
Luana Viard | 6 de Dezembro de 2024 às 17:49
O Brasil garantiu uma posição de relevância no panorama acadêmico internacional, com 16 pesquisadores figurando no renomado ranking Highly Cited Researchers, publicado anualmente pela Clarivate Analytics.
A lista destaca os cientistas mais influentes globalmente, reconhecendo aqueles cujas pesquisas e contribuições possuem maior impacto em suas áreas de atuação. Entre os mais de 6.600 profissionais mencionados, oito estão diretamente vinculados à Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições mais prestigiadas do Brasil.
O levantamento também reconheceu cientistas de outras importantes instituições brasileiras, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além das Pontifícias Universidades Católicas do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), renomada por suas contribuições significativas à saúde pública, também figura entre os destaques da lista.
O estudo também revela que a Academia Chinesa de Ciências lidera o ranking com 308 pesquisadores destacados. Logo atrás estão Harvard, com 231 representantes, e Stanford, com 133, ambas localizadas nos Estados Unidos. Confira as instituições com maior número de cientistas influentes:
1. Academia Chinesa de Ciências, na China: 308 representantes
2. Universidade Harvard, nos EUA: 231 pesquisadores listados no ranking
3. Universidade Stanford, nos EUA: 133 cientistas
4. Universidade Tsinghua, na China: 92 listados no ranking
5. Instituto Nacional de Saúde, nos EUA: 90 cientistas considerados influentes
6. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA: 76 representados na lista
7. Universidade de Oxford, no Reino Unido: 61 no ranking
8. University College London, no Reino Unido: 60 cientistas na lista
9. Sociedade Max Planck, na Alemanha: 56 profissionais listados
10. Universidade da Califórnia/San Diego, nos EUA e Universidade de Hong Kong, em Hong Kong: 55 cientistas
Geoffrey Cannon é um dos brasileiros de destaque no ranking, reconhecido por suas importantes contribuições à saúde pública, com foco em políticas alimentares e nutrição. Sua trajetória é marcada por iniciativas notáveis, como a fundação da revista World Nutrition.
Outro nome de relevância é Albert Icksang Ko, professor da Universidade Yale, nos Estados Unidos, que coordena no Brasil um programa de estudos voltado para a relação entre condições sociais e urbanas e a propagação de doenças infecciosas.
Os 16 pesquisadores brasileiros que fazem parte da lista dos mais influentes do mundo são: Pedro Henrique Santin Brancalion, Jean-Claude Moubarac, Geoffrey Cannon, Renata Bertazzi Levy, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Augusto Monteiro, Raul Dias dos Santos Filho, Eurídice Martínez Steele, José Marengo, Albert Icksang Ko, Cesar Gomes Victora, Francisco Murilo Zerbini, Bernardo Baeta Neves Strassburg, Felipe Barreto Schuch, Carlos Barrios e Mauro Galetti.
Pesquisadores descobrem animal com tamanho de duas quadras de basquete
Mortes por câncer devem duplicar em todo o mundo até 2050; aponta pesquisadores
Dieta low carb contribui para o controle do diabetes tipo-2, aponta estudo
Inep libera locais de prova para o Enem 2024, veja como acessar
Dia da Prevenção ao Suicídio: a mídia é causa e solução? Entenda e veja os sinais
Pesquisadores de Harvard e MIT desenvolvem tratamento para tratar queda de cabelo autoimune