Os livros de fantasia cativam legiões de fãs ao redor do mundo. Conheça as pessoas que fazem o sucesso acontecer!
Esther Ramos | 3 de Novembro de 2023 às 07:00
Os livros de fantasia são, muitas vezes, a porta de entrada de muitos jovens e adultos no mundo da literatura. Eles são muito importantes para tirar as nossas mentes de uma realidade dura e difícil e nos transportar para universos mágicos onde tudo é possível. Outras vezes, elas transmitem mensagens profundas através de histórias muito bem contadas e universos extremamente complexos.
As obras de fantasia são muito especiais e, por isso, são constantemente transformadas para outras formas de arte: o audiovisual. Conheça sobre os autores que tornaram possível as viagens de tantas pessoas para universos mágicos, difíceis e fantásticos.
Leia também: 9 livros de fantasia mais lidos de 2023
A literatura fantástica, muitas vezes referida como fantasia ou literatura de gênero fantástico, é um gênero literário que se caracteriza por apresentar elementos e situações que não são realistas, mas que envolvem o leitor em mundos imaginários ou sobrenaturais. Existem três subgêneros dentro da literatura fantástica:
Conheça mais sobre os autores de fantasia que mudaram a história da literatura.
J.R.R. Tolkien é um dos primeiros autores da história a se aventurar no mundo da fantasia. O autor criou universos tão complexos que inventou as línguas faladas pelos diferentes povos. O filólogo se tornou um ícone da fantasia após o lançamento de seu primeiro e mais famoso livro O Hobbit em 1937. O livro era originalmente uma história que ele contava aos seus filhos antes de dormir.
Depois, os filmes de O Senhor dos Anéis lançados no começo dos anos 2000, honram a obra do ator com os acontecimentos que sucedem o seu primeiro livro. Os filmes são tão renomados que o último da saga coleciona sozinho 11 Oscars. Se você gosta de universos fantásticos muito complexos e bem pensados, com um toque de crises morais e personagens tão bem escritos que marcaram não só a história da literatura, como também do cinema.
George R.R. Martin é um renomado autor norte-americano conhecido principalmente por sua série de livros , As Crônicas de Gelo e Fogo. Essa série é conhecida por sua complexidade, com uma vasta rede de personagens, intriga política, elementos sobrenaturais e uma trama envolvente. O autor é conhecido por seu estilo de escrita detalhado e realista. Ele cria personagens profundos e ricos em nuances e descreve cenários de forma minuciosa.
A adaptação dos livros de George R.R. Martin gerou uma das mais famosas séries de televisão do mundo: Game of Thrones. Ela se tornou um fenômeno cultural. No entanto, devido à complexidade dos livros e ao fato de que a série de TV ultrapassou os livros publicados, a narrativa da série de TV divergiu dos livros em certos pontos. O autor possui outras sagas diferentes que valem a pena serem conhecidas.
Neil Gaiman é um autor britânico versátil e conhecido por seu trabalho em diversas áreas da escrita, incluindo romances, contos, quadrinhos, roteiros de cinema e televisão.O seu estilo de escrita distintivo, que frequentemente combina elementos de fantasia, horror e mitologia. Suas histórias muitas vezes apresentam um toque de realismo mágico, criando mundos onde o sobrenatural se mistura com o cotidiano.
Uma das criações mais icônicas de Gaiman, Sandman é uma série de quadrinhos que se tornou uma referência no mundo das HQs. Ela segue as aventuras do Senhor dos Sonhos, Morpheus, e explora o mundo dos sonhos e das lendas. A obra foi transformada em uma série da Netflix e foi elogiadíssima tanto pelo público como pela crítica.
C.S. Lewis nasceu em 29 de novembro de 1898, em Belfast, Irlanda. Ele estudou na Universidade de Oxford, onde se destacou academicamente, eventualmente tornando-se professor e membro da equipe do Magdalen College. Lewis é mais conhecido por suas obras de ficção fantástica, incluindo As Crônicas de Nárnia, uma série de sete livros escrita para crianças. A série começa com O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e se destaca por sua rica alegoria cristã e pelo uso de metáforas e símbolos.
Além disso, suas obras fantásticas são muito bem detalhadas com seres místicos de diversos tipos e personagens marcantes. As obras de C.S. Lewis continuam a ser lidas e apreciadas por pessoas de todas as idades e origens. As Crônicas de Nárnia em particular são consideradas clássicos da literatura infantil e são adoradas por gerações de leitores.
Joanne Rowling nasceu em 31 de julho de 1965 em Yate, Inglaterra. Ela estudou francês e filologia clássica na Universidade de Exeter e, mais tarde, trabalhou em diversos empregos. Durante uma viagem de trem de Manchester para Londres em 1990, a ideia de Harry Potter surgiu em sua mente. A série Harry Potter é o trabalho mais notável de J.K. Rowling. Ela começou a escrever o primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal.
A série se tornou um fenômeno literário global, com sete livros publicados. Ela conta a história de um jovem bruxo, Harry Potter, e suas aventuras na escola de magia Hogwarts, enquanto luta contra o bruxo das trevas Lord Voldemort. A série vendeu centenas de milhões de cópias em todo o mundo e foi adaptada em uma série de filmes de mais sucesso da história.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!