Quando se fala em arte, logo se pensa em quadros e museus. Contudo, arte pode estar em movimento e fazer parte do cenário urbano. Saiba mais.
Rayane Santos | 10 de Outubro de 2021 às 14:00
Trinta mil desejos cobriram a Straße des 17. Juni (Rua 17 de Junho) em Berlim para comemorar o 30º aniversário da queda do famoso Muro. Pessoas do mundo todo foram convidadas a escrever seus desejos e esperanças, não só para a capital da Alemanha como para o mundo inteiro, em fitas coloridas.
Leia também: 21 intervenções artísticas que você precisa conhecer
Em seguida, os desejos foram entrelaçados para formar um tapete voador de 150 metros de comprimento que, durante uma semana, pareceu flutuar acima da rua até os Portões de Brandemburgo. Entre os dias 4 e 10 de novembro de 2019, moradores e visitantes puderam admirar a impressionante exposição em Berlim.
Assista o vídeo abaixo para ver mais detalhes dessa incrível peça de arte.
A ideia dessa instalação, chamada “Visions in Motion”, foi do artista americano Patrick Shearn, a tempo de ser a atração principal da semana de festa em Berlim. Ele é CEO e líder criativo da Poetic Kinetics, um grupo responsável por projetos de arte como esse. Confira alguns deles abaixo.
Leia também: Na rota 66, conheça esculturas coloridas do Cadillac Ranch
Esse projeto de arte foi produzido por meio de 45 mil pedaços de tecidos multicoloridos. O resultado foi uma peça que cobriu 700 m² do parque Central Harbourfront, em Hong Kong. A ideia era imitar o movimento de um rio e, por isso, o nome River (“rio”, em inglês) of Light. 70 mil pessoas visitaram a exposição entre os dias 5 a 15 de junho de 2021.
Assim como as exposições de Visions in Motion e River of Light, Dream Flora faz parte da Skynet Art Series, produzida pela Poetic Kinect. Assim como as outras, ela pode ser definida como uma gigantesca peça de arte aérea. Para conseguir esse efeito, os artistas usaram tiras de nylon nas cores vermelha, laranja, amarela e roxa. Esse belo projeto teve como local o Jardim Botânico de Atlanta.
Leia também: Conheça Bordalo II: o artista que transforma lixo em arte
Imagine que você está andando tranquilamente pela cidade quando vê voando sobre a sua cabeça um grupo de borboletas gigantes. Pois é. Isso de fato aconteceu em Dubai Creek Habour graças ao trabalho de Patrick Shearn. Lindas borboletas coloridas de mais de 3 metros de comprimento foram instaladas no ar, criando uma incrível experiência imersiva.
Quando se ouve a palavra “escultura” logo se pensa em estátuas humanas, certo? A escultura Liquid Shard quebra esse protocolo. Composta de material holográfico, ela se ergue no ar movimentada pela força do vento. Por incrível que pareça, essa peça foi instalada em apenas uma noite como um presente surpresa para a comunidade de Los Angeles.